Priscila Krause transmite comando de Pernambuco ao presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto
O chefe do Judiciário estadual comandará o Estado até quarta-feira (29)
A governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), passou oficialmente a chefia do Executivo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, que ficará à frente do governo até a próxima quarta-feira (29). A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta sexta-feira (24)
A transmissão ocorre em razão de viagens simultâneas: a vice-governadora cumpre agenda institucional na Argentina, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) segue em missão oficial na Dinamarca, onde visita a planta da European Energy e participa de encontros sobre transição energética e investimentos no Porto de Suape.
Durante o ato, realizado no Salão das Bandeiras, Priscila destacou a importância simbólica e institucional do momento. Ela lembrou que Ricardo Paes Barreto terá, nos próximos dias, uma intensa agenda pelo interior do Estado, com compromissos voltados a obras de infraestrutura, habitação e desenvolvimento social.
“Doutor Ricardo, é uma satisfação minha, da governadora Raquel Lyra e de todo o nosso time poder vivenciar esse momento. O senhor vai ter uma agenda extensa, bastante cansativa, mas com certeza muito proveitosa. Vai poder ver de perto a grandeza dos projetos estruturadores que estamos realizando em Pernambuco”, afirmou.
A governadora em exercício aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações do governo no Estado.
“O senhor vai ao Litoral Sul, ver as estradas que estão sendo feitas no programa PE na Estrada, mais de R$ 5 bilhões em obras viárias, e vai conhecer o programa Águas de Pernambuco, que soma mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Também visitará o programa Reforma do Lar, que garante habitabilidade a famílias de baixa renda, e entregará uma cozinha comunitária em Nazaré da Mata, uma das mais de 230 já inauguradas, resultado da reestruturação da política de assistência social do Estado”, explicou.
Krause ainda ressaltou a confiança que sente no gestor para liderar o governo de Pernambuco.
“Chefiar esse estado é trabalhar por essas pessoas e para essas pessoas. Tenho certeza de que essa experiência será muito boa não apenas para o senhor, mas para todos os pernambucanos que o senhor vai encontrar nesses dias”.
Leia Também
• Alepe mantém vetos de Raquel Lyra em relação à LDO
• Raquel Lyra se reúne com Dilma Rousseff na China para discutir investimentos da Compesa
• “Pernambuco está pronto para receber os investimentos dinamarqueses”, reforça Raquel Lyra
Já no exercício do cargo, o desembargador Ricardo Paes Barreto agradeceu a confiança e destacou a relevância do gesto republicano que simboliza a alternância democrática.
“É uma responsabilidade muito grande, mas fico muito feliz com a oportunidade de assumir o Governo do Estado. A democracia tem isso, os titulares se afastam e nós assumimos a responsabilidade”, disse.
O presidente do TJPE afirmou que manterá a linha de gestão da governadora Raquel Lyra e enfatizou o compromisso com a continuidade administrativa.
“Tocarei o Estado na mesma linha da governadora Raquel Lyra, que tem feito uma gestão de muita responsabilidade e de muitos investimentos. Nada de anormal ou de mudança haverá.”
Ao detalhar sua agenda, Paes Barreto informou que visitará obras rodoviárias no Litoral Sul, além de compromissos em Caruaru, Garanhuns e Nazaré da Mata, onde participará da inauguração de equipamentos públicos.
“O maior papel do gestor é estar próximo da sociedade, visitar as cidades, conversar com as lideranças e manter o diálogo. O diálogo é o que faz com que um bom gestor seja aprovado pelo povo”.
O desembargador também fez um balanço pessoal de sua trajetória e destacou o caráter simbólico de assumir o Executivo estadual.
“Eu nunca esperei na vida nem ser juiz. Fui juiz, fui desembargador, ocupei todos os cargos no tribunal: corregedor, presidente, e agora recebo das mãos da governadora o poder de gerir um estado. É algo muito importante para qualquer pessoa, especialmente para quem acredita no diálogo e na boa gestão”.
A interinidade de Ricardo Paes Barreto prossegue até a próxima quarta-feira (29), quando o cargo será devolvido à governadora Raquel Lyra, de volta ao país após a missão internacional na Dinamarca.
Agenda do governador em exercício Ricardo Paes Barreto
Neste sábado (25), o governador em exercício cumpre uma série de compromissos na Mata Sul do estado. A programação começa às 10h, com visita às obras da PE-061, no trecho entre o final da Rodovia APE-061 e a entrada do distrito de Santo Amaro, em Sirinhaém.
Em seguida, às 10h30, Ricardo Paes Barreto acompanha o andamento das intervenções na PE-060, também nas proximidades do município de Sirinhaém. A agenda será concluída às 11h30, com vistoria às obras da PE-073, no quilômetro 3,83, em Rio Formoso.



