Projeto Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para moradores de Olinda
Serviço oferece atendimentos médicos, exames e outra ações sociais
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) leva, a partir desta segunda-feira (1º), o projeto Alepe Cuida para a cidade de Olinda. A iniciativa, que oferta serviços de atendimento médico e ações de cidadania, funciona de forma itinerante e permanecerá no município até a próxima quarta-feira (3).
Realizado em parceria com instituições públicas e privadas, o programa disponibiliza gratuitamente atendimentos de saúde, realização de exames e atividades de bem-estar para a população olindense.
Para ter acesso às consultas e exames, é necessário realizar o agendamento prévio pela Central de Agendamento da Alepe, pelos telefones: (81) 3183-2424, (81) 3183-2026, (81) 99570-0067 e (81) 99776-0117.
Os atendimentos presenciais ocorrerão nos dias 3 e 4 de dezembro, no Memorial Arcoverde, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Leia Também
• Semanas estratégicas para votações na Assembleia
• TRE-PE abre posto de atendimentos em Pesqueira
Outras ações
Além de consultas e exames, a ação reúne uma série de serviços voltados ao apoio social e ao cuidado integral. A população terá acesso gratuito a consultas de dermatologia, clínica geral, ginecologia, otorrino, urologia e odontologia. Também será realizada triagem para exames oftalmológicos de catarata.
Entre os exames disponíveis estão ultrassonografias de mama, endovaginal, tireóide, abdômen total (com jejum mínimo de 8h e máximo de 12h) e mamografia.
Atendimentos
Alguns serviços são oferecidos sem necessidade de agendamento. O atendimento será por ordem de chegada e inclui negociação de débitos de água e luz por meio da Neoenergia e da Compesa; oferta de microcrédito para Microempreendedor Individual (MEI) e autônomos pelo BNB; e emissão gratuita da carteira de identidade para maiores de 60 anos, realizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
A Defensoria Pública também estará presente, prestando orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro. Além disso, haverá serviços do Detran-PE e atendimento de limpeza de pele.
Entre os serviços ofertados, destaca-se ainda o Ambulatório do Pé Diabético (termografia), destinado a pessoas com diabetes. O espaço foi criado para orientar e acompanhar pacientes, considerando que lesões nessa região estão entre as principais causas de amputações associadas à doença.
Iniciativa
Coordenado por Wildy Ferreira, superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, o 'Alepe Cuida' tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais. Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, o compromisso da Casa Joaquim Nabuco é facilitar o acesso da população de maneira rápida à saúde e a serviços de cidadania.
“Nossa meta é ampliar cada vez mais o alcance de serviços que muitas vezes estão distantes da realidade das pessoas. Nosso compromisso é facilitar o acesso ao cuidado, garantindo acolhimento e orientação onde a população mais precisa”, enfatizou Pontes.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, reforçou a importância da iniciativa. “Cada edição é pensada para que o cidadão encontre, em um só lugar, atendimento humanizado, informações e suporte que realmente fazem diferença, destacou Porto.
*Com informações de assessoria



