Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

PSOL dividido para indicação de vice de Marília Arraes no Recife

A falta de consenso do PSOL na indicação do presidente estadual da legenda, Severino Alves, para a vice da chapa majoritária da deputada federal Marília Arraes (PT) pode dividir o partido nas eleições do Recife. Hoje, o diretório municipal - após contestação da indicação de Severino - se reúne, às 17h, e a sinalização é de que, caso não entrem em acordo, o partido “sai rachado”. 

Segundo o presidente do PSOL no Recife, Deyvison Caetano, a sigla “não tem acordo” com o nome de Severino Alves. “Reafirmo que com Severino o PSOL não fecha e sai rachado nessa eleição”, disse o dirigente. Com a divisão interna, outros nomes são ventilados para compor a chapa de Marília Arraes. Entre eles estão Dani Portela (PSOL), que foi candidata a governadora de Pernambuco em 2018, a deputada estadual Jô Cavalcanti (PSOL) e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros. 

No entanto, ontem, Dani e Jô divulgaram uma nota conjunta ressaltando que respeitam a decisão das instâncias do partido, que definiu a indicação do presidente estadual da legenda para o posto. “O PSOL entende que o momento da conjuntura no País pede a necessária unidade dos setores progressistas como contraponto aos retrocessos que estamos assistindo diariamente”, escreveram. 

Elas também indicaram que, como figuras públicas partido, “afirmam que o debate sobre o nome de vice do partido passou pela instância municipal, tendo sido referendado o nome do companheiro Severino Alves para o diálogo da composição com o PT e outros partidos de esquerda” e que “eventual rediscussão do nome passará pelo mesmo organismo”.

Por outro lado, Áureo participou de uma reunião com o seu grupo político na noite de ontem e, apesar de ser pré-candidato a vereador, colocou o seu nome à disposição do partido. Ainda de acordo com ele, é preciso construir a unidade da sigla. “Quatro pessoas não representam o PSOL. Ou o tem acordo ou o partido sai rachado”, avisou.

A indicação de Alves foi oficializada na última sexta-feira. No mesmo dia foi convocada a convenção partidária do PSOL Recife em modo virtual para o 12 de setembro.

Veja também

Newsletter