Raquel empossa secretários e cobra ritmo de entregas
Governadora ressaltou a necessidade de “fazer o dobro ou o triplo” nos próximos 18 meses
A governadora Raquel Lyra (PSD) deu posse, na noite de ontem, ao novo secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho (PSD) e ao novo titular da Pasta de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho (PSD). As mudanças fazem parte de uma minirreforma promovida por Raquel para preparar o terreno para as eleições de 2026.
Os secretários chegam com a missão de acelerar as entregas do governo e Raquel Lyra fez questão de deixar o recado em seu discurso. A governadora destacou as ações da gestão e reconheceu a necessidade de acelerar as entregas do governo para cumprir as promessas de campanha. Brincando, ela pediu que os novos secretários não durmam.
Leia Também
• Raquel Lyra acelera trocas no governo e amplia base municipalista de olho em 2026, avalia cientista
• Governadora Raquel Lyra confirma mudanças no secretariado
• Raquel Lyra pede mobilização de lideranças para aprovar empréstimo na Assembleia
“A nossa missão está muito clara. É cumprir aquilo que a gente se comprometeu com o povo na chegada no chão de cada uma das cidades que a gente visitou na nossa pré-campanha, durante a nossa campanha e durante o nosso governo. Só que a nossa responsabilidade é ainda maior. O governo caminhando da forma que está, entregando da forma que está, a gente tem a necessidade de nos próximos 18 meses fazer o dobro ou o triplo. Então, se dormiram até agora, não durmam mais, porque o que a gente tem para entregar é de tamanha responsabilidade e capacidade que eu sei que vocês têm junto com o nosso time”, enfatizou a governadora.
De volta ao governo após ter exercido o cargo de secretário estadual de Turismo e Lazer de janeiro de 2023 a junho de 2024, Daniel destacou que nunca deixou de fazer parte do projeto de Raquel Lyra, afastando as especulações de afastamento após a campanha para Prefeitura do Recife. Daniel Coelho substitui Ana Luiza Ferreira, que passa a comandar a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).
Discursos
Ao discursar, Daniel Coelho relembrou a trajetória de militância em torno da pauta ambiental e de proteção aos animais. Ele prometeu estruturar a Secretaria-Executiva da Causa Animal. “Eu sempre participei dos projetos que eu acredito. Muitas vezes projetos difíceis, projetos que nem sempre são vitoriosos do ponto de vista eleitoral, mas eu só faço aquilo que acredito. E poder retornar ao governo no Meio Ambiente, para mim é uma coisa simbólica”, declarou Coelho.
Já o novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho (PSD), que chefiou a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) nos últimos dois anos e sete meses, prometeu ampliar o trabalho de requalificação de estradas que é uma das vitrines do governo estadual.
“É um desafio o que a governadora assumiu em 2022, de transformar uma das piores e malhas viárias do Brasil em uma das melhores. E é isso que eu prometo entregar daqui para o final de 2026. Porque esse é um governo sério, um governo que veio transformar a vida do estado de Pernambuco”, garantiu.
Projetos
O antigo titular da pasta de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, foi realocado para a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco Condepe/Fidem. A minirreforma promovida pela governadora Raquel Lyra acontece a pouco mais de um ano para o início da corrida eleitoral no estado.
Daniel Coelho, que já ocupou os postos de vereador do Recife, deputado estadual e deputado federal, deve colocar novamente o seu nome na disputa por um cargo legislativo. André Teixeira, visto como braço-direito da governadora Raquel Lyra, está sendo cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).



