Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra afirma que não tem apego a cargos 

Governadora também acusa oposição de estar focada apenas na eleição 

Gov. Raquel LyraGov. Raquel Lyra - Foto: Felipe Ribeiro/FolhaPE

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), afirmou que não tem apego a cargos e declarou estar focada no exercício do mandato. A chefe do Executivo estadual também acusou a oposição mirar apenas a eleição de 2026. As declarações foram dadas em entrevista concedida à Rádio Folha 96,7 FM, nesta terça-feira (14).


“Eu não tenho fixação por cargo. Eu tenho fixação por poder ser a melhor governadora que Pernambuco puder ter nesse tempo e estou me dedicando de corpo e alma acordando todo dia bem cedo, dormindo tarde”, relatou.

Relação com Lula
A governadora também fez críticas à atuação da oposição, enfatizando o papel de opositores que, segundo ela, possuem mandatos eletivos. Ainda de acordo com a governadora, as diferenças partidárias em relação ao governo federal não tem impedido a formação de parcerias entre a União e a administração estadual.

Raquel enfatizou que tanto ela quanto Lula estão priorizando seus respectivos governos. O PSD, partido da governadora, possui três ministérios no governo federal, mas tem sinalizado que não apoiará a candidatura à reeleição do presidente. De acordo com a gestora, o assunto do apoio será debatido no período eleitoral.

“O presidente Lula é parceiro de Pernambuco. E o governo federal é parceiro do governo de Pernambuco. O que vai acontecer nas eleições do ano que vem, as eleições do ano que vem dirão. Isso é um processo de construção partidária, isso tudo vai ser discutido no ano que vem. Mas agora, tanto ele quanto eu precisamos governar. E governar Pernambuco, se a gente perder um milímetro de tempo, de segundo e de oportunidade, a gente perde o prumo do que devem ser as entregas. Porque quem está focado em eleição é quem é oposição”, declarou.

Creches
A governadora respondeu às críticas que tem sofrido da oposição em relação às creches. Anteriormente, a prefeitura do Recife havia alegado que entregou 10 terrenos, mas que o governo do estado havia aceitado apenas um. Em resposta, a chefe do Executivo estadual garantiu a construção das unidades.

“E o que é que eu pedi para os prefeitos? Que pudessem indicar terreno seu, do estado,  e se não tivesse esse terreno, que me indicasse o melhor terreno que tinha na região, de acordo com o mapa de calor de crianças, em idade escolar, (para que) a gente pudesse desapropriar essas áreas. Isso aconteceu em diversos municípios pernambucanos. Se a gente olha para o Recife, de maneira breve, eu vou esclarecer isso, para que seja um não assunto para frente, foi solicitado 10 creches para a gente, e nós vamos construir as 10. Se me solicitar mais 10, eu construiria mais 10. A gente precisa avançar em educação infantil na região metropolitana e em Pernambuco como um todo”, declarou.

Aeroporto de Caruaru
Raquel Lyra garantiu que o estado terá participação nas obras de modernização do Aeroporto de Caruaru. Segundo ela, Pernambuco não vai abdicar dos recursos, que estão em R$ 75 milhões, e assumirá a tanto a licitação e a obra 

“A gente não abdica, não. A gente quer os 75 milhões e outras obras do estado. O governo de Pernambuco assume a licitação e a obra do aeroporto de Caruaru. Ele foi prometido por muito tempo e a muita gente. Eu mesmo, quando a prefeita, deputada, cobramos isso. É um sonho do Agreste  pernambucano e do interior do estado”, enfatizou.

Legado
Ao ser questionada sobre qual legado gostaria de deixar no estado, a governadora afirmou que deseja a retomada de protagonismo de Pernambuco. 

“O nosso grande trabalho é devolver protagonismo à Pernambuco”, disse. “Na verdade, a gente precisava devolver a Pernambuco à liderança do Nordeste brasileiro. (...) Nós pegamos um estado sem recursos e sem investimentos, nas mais diversas áreas, sucateadas e abandonadas”, completou.

Veja também

Newsletter