Raquel Lyra diz que aprovação de empréstimo marca nova fase na relação com a Alepe
Governadora sancionou projeto que teve tramitação atrasada em quase seis meses
A governadora Raquel Lyra (PSD) aposta numa relação melhor com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após aprovação do pedido de autorização para o estado adquirir empréstimo de R$ 1,5 bilhão. Ao sancionar a lei, durante cerimônia que reuniu deputados estaduais aliados no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (16), Raquel Lyra lembrou que já trabalhou com parte dos deputados da Casa e que eles conhecem o perfil dela.
“Tenho certeza que a votação e o dia de hoje serão um divisor de águas para a nossa relação com a Assembleia Legislativa. Tenho a solidariedade de grande parte dos colegas parlamentares com quem já trabalhei. Eles me conhecem de perto, sabem que sou honesta e que o governo de Pernambuco entrega e trabalha sério”, assinalou a governadora.
A matéria chegou a tramitar na Alepe por mais de 170 dias, e foi utilizada como instrumento a disputa entre a oposição e o governo. Deputados da bancada oposicionista condicionaram a votação ao pagamento de emendas atrasadas e fornecimento de esclarecimentos quanto ao uso do recurso de empréstimos autorizados anteriormente pela Casa Legislativa.
Leia Também
• Alepe aprova autorização de empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o governo em segunda discussão
• CPI da Publicidade tem instalação anulada na Alepe, novo prazo para indicações de membros foi aberto
• Raquel Lyra celebra aprovação de empréstimo na Alepe e projeta novos investimentos
Ao falar sobre o atraso, a governadora lamentou a disputa política e afirmou que terá de agilizar o processo de captação do crédito com as instituições financeiras para compensar o tempo perdido. Ela aproveitou para falar sobre outros pedidos de empréstimos encaminhados à Alepe.
“Essa demora faz mal ao povo de Pernambuco. Agora, com a possibilidade de buscar a operação, vou ter que correr muito, mas estamos prontos para poder executar esse dinheiro. Tem outras operações de crédito em tramitação, espero que aprovem o quanto antes, para a gente ter capacidade de buscar o recurso para fazer transformação em Pernambuco”, disse a governadora, se dirigindo aos 21 deputados estaduais que acompanharam a cerimônia, incluindo a líder do governo, Socorro Pimentel (UB).
Raquel Lyra adiantou que já tem agenda marcada em Brasília na quinta-feira (18), para garantir a captação do montante sancionado.



