Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra diz ser preciso acabar com a teoria do caranguejo e prega união dos estados do Nordeste

Governadora aponta crescimento de Pernambuco e convocaempresários e políticos a investirem na região

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou do painel "Potência Nordeste", no Seminário Esfera Infra, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT)Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou do painel "Potência Nordeste", no Seminário Esfera Infra, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) - Foto: Paullo Allmeida//Folha de Pernambuco

Na mesma semana em que o então superintendente da Sudene Danilo Cabral (PSB) foi exonerado - comenta-se que a pedido do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e da empresa responsável pela construção da Transnordestina naquele estado -  a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra pregou a união entre as unidades federativas do Nordeste. A gestora também convocou o público que participou do Seminário Esfera Infra, neste sábado, a investir na região. Políticos e empresários estavam no encontro, promovido pela organização Esfera Brasil, no Recife Expo Center, no Centro da capital.

"Não adianta a gente chegar ao Nordeste brasileiro, e ter um querendo atrapalhar o caminho do outro, porque Pernambuco e o Nordeste têm pressa. Portanto, a gente precisa de consensos. E vamos parar de trabalhar, como diziam no passado, essa teoria do caranguejo, que quando um quer subir, ou está subindo, o outro puxa pra baixo. Não tem tempo pra isso. Não tem tempo pra política menor. Só tem tempo pra gente crescer e fazer o nosso Estado crescer, sem deixar ninguém pra trás", declarou a governadora, que não se posicionou sobre a saída de Danilo Cabral da autarquia.

 

A gestora também aproveitou o evento para lembrar que a reforma tributária extinguirá os incentivos fiscais, de forma escalonada, até 2032, e convocou os empresários a investirem em Pernambuco e na região.

"A gente quer que vocês sejam embaixadores do nosso estado. Temos uma janela única de oportunidade para o Nordeste brasileiro. A reforma tributária acabará com os incentivos fiscais que atraem para cá novos negócios. E a gente só vai conseguir ter diferencial concretamente, se apostar no nosso capital humano, nas nossas pessoas, na nossa infraestrutura logística, nos nossos arraços produtivos e, mais que tudo, ter capacidade de união".

Potência
Durante o painel "Potência Nordeste", do qual participou ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), Raquel Lyra informou que a economia do estado tem avançado e Pernambuco está pronto para crescer mais.

"No ano passado, crescemos 4,3% do nosso PIB, no último trimestre (de 2024) foi 6,7%.  Pernambuco vem crescendo, gerando emprego de carteira assinada. Estamos fazendo o maior investimento da nossa história em infraestrutura". assegurou.

Segundo a governadora, a gestão está fortalecendo as indústrias locais, atraindo investidores e ampliando a competitividade ao oferecer um ambiente seguro, do ponto de vista jurídico e tributário, pregando transparência e trabalhando com honestidade.

"Vocês não verão Pernambuco nas páginas policiais. A gente é um governo sério, que trabalha de um jeito comprometido e que quer fazer o nosso Estado crescer", enfatizou.

Investimentos em infraestrutura é, de acordo com Raquel Lyra, outro caminho para atrair novos negócios. E por isso o estado incluiu na lista de ações a dragagem do porto interno e externo de Suape e a modernização de aeroportos e vem construindo avanços em parcerias público-privadas (PPPs) e apostando nas concessões, como a da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

Esfera
A Esfera Brasil é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil. O grupo independente e apartidário reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. Desde a fundação, em 2021, pelo empresário João Camargo, hoje presidente do conselho, organizou encontros com diversas autoridades, entre elas ministros, governadores, prefeitos, os presidentes da Câmara e do Senado, do Banco Central, do BNDES e dos principais partidos políticos do Brasil.

 

Veja também

Newsletter