Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra e João Campos acenam para evangélicos em evento estadual da Assembleia de Deus

Realizado no Geraldão, Congresso de Jovens reuniu pessoas de todo o estado por três dias

Governadora Raquel Lyra e prefeito do Recife João Campos participam do Congresso de Jovens da IEADPE no GeraldãoGovernadora Raquel Lyra e prefeito do Recife João Campos participam do Congresso de Jovens da IEADPE no Geraldão - Reprodução/Redes Sociais

Em uma disputa nem tão silenciosa assim por popularidade e reforço nas candidaturas para 2026, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que deve disputar a reeleição, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que se movimenta para levar o PSB de volta ao comando do estado, marcaram presença em um evento religioso que reuniu parte da juventude evangélica do estado no Recife. 

Com igrejas em todo o território pernambucano, a Assembleia de Deus realizou o 43º Congresso de Jovens no Ginásio Municipal Geraldão. A saída do evento do Templo Central da igreja, erguido ainda nos anos 70 no bairro de Santo Amaro, teve a finalidade de ampliar a participação dos membros das demais cidades.

Com a capacidade máxima da estrutura esportiva atingida por três dias, o evento serviu como um prato cheio para quem está em busca de visibilidade. Raquel Lyra foi a primeira a participar do evento, ainda no segundo dia. Ela foi ao congresso acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause (PSD), e esteve ao lado de deputados evangélicos, como o estaduais Adalto Santos (PP) e Joel da Harpa (PL) e o federal Pastor Eurico (PL). 

Falando a um público de mais de dez mil jovens, a governadora os mencionou como sendo o presente e o futuro do país. Disse que é na mão deles que está a construção de mais justiça e paz. Colocou o governo à disposição para trabalhar junto à igreja.

“O governo do estado encontra-se de portas abertas para trabalharmos juntos, para que a gente chegue na vida das pessoas que mais precisam e que muitas vezes não são enxergadas por nós, mas que estão nas suas igrejas, nas suas comunidades, nos círculos de oração, nos nossos corais de jovens. É muito bom poder estar aqui ouvindo de vocês algo totalmente diferente do que a gente vê no mundo”, disse a governadora ao lado do pastor Ailton Alves.

Já o prefeito João Campos preferiu acompanhar o encerramento do congresso, no domingo (27). Ele foi ao evento acompanhado do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que é evangélico, e também foi recebido pelo deputado estadual Adalto Santos e pelo federal Pastor Eurico. 

No espaço reservado para as autoridades, ficou próximo do também deputado federal Eduardo da Fonte (PP), líder da federação União Progressistas em Pernambuco, que vive uma disputa interna entre caminhar com o gestor recifense ou com a governadora na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Na oportunidade de discursar para a multidão, lembrou que já participou de eventos esportivos de grande porte no mesmo ginásio, mas afirmou que nunca tinha visto o espaço tão cheio de fé, esperança e presença de Deus. Em claro aceno aos evangélicos, propôs que o vereador Luiz Eustáquio incluísse o evento no calendário da cidade.

“Eu acho que esse encontro tem que estar no calendário oficial da cidade do Recife. Que possa fazer uma lei, vereador. Proponha uma lei como cristão, como membro da Assembleia, e todos os anos que a igreja precisar, o Geraldão estará de portas abertas para esse encontro. Que a nossa juventude aceite mais Deus no coração, porque o jovem que está aqui jamais vai cometer delito”, afirmou o prefeito. 

Em expansão considerável nas igrejas e nos espaços de poder, os evangélicos, historicamente ligados mais à direita, são um reforço importante para quem deseja uma vitória eleitoral majoritária no estado. Foi desse grupo que vieram os deputados estaduais e federais mais votados de Pernambuco na eleição de 2022. 

Veja também

Newsletter