Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Raquel Lyra e João Campos firmam suas bandeiras na Missa do Vaqueiro

Possíveis adversários nas eleições do próximo ano, cumpriram agendas no Sertão

Raquel Lyra e João CamposRaquel Lyra e João Campos - Janaína Pepeu/Edson Holanda

Um dos mais tradicionais eventos religiosos do calendário do interior de Pernambuco, a 55ª edição da Missa do Vaqueiro, no município de Serrita, Sertão Central, contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD) e do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Os dois são adversários em potencial ao governo de Pernambuco no próximo ano e foram ao evento acompanhados de aliados e líderes locais. Nas suas mãos, os gestores fizeram questão de empunhar bandeiras, símbolos tradicionais carregados pelos vaqueiros durante o evento.

Raquel Lyra levou a bandeira de Pernambuco, item que faz questão de utilizar em diversas agendas desde a campanha eleitoral de 2022. Já João Campos portou a bandeira brasileira. Segundo o administrador recifense, a flâmula reafirma a grandiosidade e a soberania do Brasil. O gesto foi feito diante da imposição de tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a partir de 1º de agosto.

Discurso

Em discurso após a missa, Raquel Lyra mandou recados e defendeu proximidade com a população. “Aqui não é palanque político. É tempo de celebrar a nossa cultura e a nossa história. Isso não se faz pelo Instagram, isso se faz no chão, na terra, em cima de um cavalo, e de mãos dadas para o nosso povo”, afirmou. O prefeito não discursou.

Raquel Lyra enfatizou participar da missa todos os anos para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, e do mestre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Destacou que o povo elegeu uma filha do interior - a governadora nasceu no Recife, mas viveu toda sua vida e construiu a trajetória política em Caruaru, no Agreste do estado - e que conhece a dureza do solo e sabe o que é a falta d’água no dia a dia.

A governadora garantiu estar trabalhando para assegurar mais água, mais estrada, mais saúde aos pernambucanos. “É um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar à vida de todos e de cada um de vocês”, pontuou.

Maratona

Já João Campos cumpriu uma maratona de agendas pelo Agreste e Sertão do estado nos últimos dias. O compromisso na Missa do Vaqueiro foi o último nesta passagem pelo interior pernambucano. O gestor também fez questão de enfatizar a tradição e força cultural do evento.

“É mais do que uma missa. É uma tradição. A Missa do Vaqueiro, de Serrita, é uma manifestação cultural que se perpetua por décadas e que tem em seu foco uma bela homenagem a Raimundo Jacó. Viva a bravura do vaqueiro e viva o Sertão”, ressaltou o prefeito.

Em um gesto político, o prefeito também fez questão de defender a soberania do Brasil diante da crise comercial enfrentada pelo país com os Estados Unidos. “O vaqueiro é um forte, e essa força está nas raízes de nossa terra, no amor pelo nosso chão. E eu fui hoje com a bandeira do Brasil para reafirmar a grandiosidade e a soberania de nosso país. Somos gigantes, soberanos, e nossa bandeira vai tremular aqui e em todo o mundo", pontuou.

Durante o evento, Campos ainda fez um gesto e entregou um presente ao prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), aliado de Raquel Lyra. A entrega foi registrada nas redes sociais do prefeito e compartilhada por Aleudo no Instagram.

Veja também

Newsletter