Raquel Lyra e João Campos firmam suas bandeiras na Missa do Vaqueiro
Possíveis adversários nas eleições do próximo ano, cumpriram agendas no Sertão
Um dos mais tradicionais eventos religiosos do calendário do interior de Pernambuco, a 55ª edição da Missa do Vaqueiro, no município de Serrita, Sertão Central, contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD) e do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Os dois são adversários em potencial ao governo de Pernambuco no próximo ano e foram ao evento acompanhados de aliados e líderes locais. Nas suas mãos, os gestores fizeram questão de empunhar bandeiras, símbolos tradicionais carregados pelos vaqueiros durante o evento.
Raquel Lyra levou a bandeira de Pernambuco, item que faz questão de utilizar em diversas agendas desde a campanha eleitoral de 2022. Já João Campos portou a bandeira brasileira. Segundo o administrador recifense, a flâmula reafirma a grandiosidade e a soberania do Brasil. O gesto foi feito diante da imposição de tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a partir de 1º de agosto.
Leia Também
• Presidente do PT no Recife descarta dois palanques em 2026 e defende aliança com João Campos
• Dani Portela define tendência para 2026: “vou estar onde o presidente Lula estiver”
• Raquel Lyra acelera trocas no governo e amplia base municipalista de olho em 2026, avalia cientista
Discurso
Em discurso após a missa, Raquel Lyra mandou recados e defendeu proximidade com a população. “Aqui não é palanque político. É tempo de celebrar a nossa cultura e a nossa história. Isso não se faz pelo Instagram, isso se faz no chão, na terra, em cima de um cavalo, e de mãos dadas para o nosso povo”, afirmou. O prefeito não discursou.
Raquel Lyra enfatizou participar da missa todos os anos para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, e do mestre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Destacou que o povo elegeu uma filha do interior - a governadora nasceu no Recife, mas viveu toda sua vida e construiu a trajetória política em Caruaru, no Agreste do estado - e que conhece a dureza do solo e sabe o que é a falta d’água no dia a dia.
A governadora garantiu estar trabalhando para assegurar mais água, mais estrada, mais saúde aos pernambucanos. “É um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar à vida de todos e de cada um de vocês”, pontuou.
Maratona
Já João Campos cumpriu uma maratona de agendas pelo Agreste e Sertão do estado nos últimos dias. O compromisso na Missa do Vaqueiro foi o último nesta passagem pelo interior pernambucano. O gestor também fez questão de enfatizar a tradição e força cultural do evento.
“É mais do que uma missa. É uma tradição. A Missa do Vaqueiro, de Serrita, é uma manifestação cultural que se perpetua por décadas e que tem em seu foco uma bela homenagem a Raimundo Jacó. Viva a bravura do vaqueiro e viva o Sertão”, ressaltou o prefeito.
Em um gesto político, o prefeito também fez questão de defender a soberania do Brasil diante da crise comercial enfrentada pelo país com os Estados Unidos. “O vaqueiro é um forte, e essa força está nas raízes de nossa terra, no amor pelo nosso chão. E eu fui hoje com a bandeira do Brasil para reafirmar a grandiosidade e a soberania de nosso país. Somos gigantes, soberanos, e nossa bandeira vai tremular aqui e em todo o mundo", pontuou.
Durante o evento, Campos ainda fez um gesto e entregou um presente ao prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), aliado de Raquel Lyra. A entrega foi registrada nas redes sociais do prefeito e compartilhada por Aleudo no Instagram.



