Raquel Lyra garante avanço estratégico para Suape e destaca potencial energético de Pernambuco
Contrato amplia capacidade de gás natural no porto e reforça posição do estado na nova economia
Consolidando Pernambuco como um dos principais polos energéticos do Nordeste, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou um novo contrato entre a OnCorp e uma multinacional para o afretamento de uma Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (FSRU) no Complexo Industrial Portuário de Suape. O acordo foi formalizado nesta quinta-feira (15), durante missão oficial em Nova York.
O contrato garante o uso de uma embarcação com maior capacidade de armazenamento, ampliando a oferta de gás natural na região, diversificando fornecedores e promovendo mais competitividade nos preços do GNL.
“A assinatura deste contrato é um passo histórico para a consolidação de Pernambuco como polo energético do Nordeste. O Terminal de Suape será um diferencial estratégico na matriz energética do Brasil, e a parceria da OnCorp, junto com a Shell, é a prova de que estamos prontos para receber grandes investimentos e gerar desenvolvimento sustentável para o nosso povo”, afirmou Raquel Lyra.
A formalização representa um avanço importante para Suape, já que a unidade flutuante é um dos componentes centrais da operação, permitindo o recebimento e a conversão do gás liquefeito para comercialização. A embarcação reforça ainda o papel de Suape como o primeiro terminal multiusuário de GNL do Brasil.
Leia Também
• Priscila Krause assume ações contra chuvas no Grande Recife durante viagem de Raquel Lyra
• Jogada de mestra para tentar administrar Fernando de Noronha
• Governadora nomeia Virgílio Oliveira como administrador adjunto de Noronha
Importância
O diretor-presidente da OnCorp, João Guilherme Mattos, destacou a relevância do projeto.
“Este acordo é resultado de um trabalho técnico rigoroso e de uma articulação estratégica com nossos usuários que vêm sendo construída no último ano. A FSRU contratada terá uma capacidade de armazenamento superior ao previsto inicialmente, o que amplia a eficiência do terminal e contribui para o aumento da oferta de gás natural no Nordeste”, explicou.
Segundo ele, o novo equipamento também deve estimular a modicidade tarifária e atrair investimentos industriais.
Com a divisão da capacidade entre dois grandes grupos internacionais, o Terminal de Regaseificação de Suape é uma das principais apostas para diversificar a matriz energética nordestina, consolidando-se como alternativa segura e escalável para o abastecimento de gás natural.
Visita
Além da cerimônia de assinatura, Raquel Lyra participou de um encontro com estudantes brasileiros na Columbia University, também nesta quinta-feira. Durante a visita à universidade, a governadora ouviu jovens pernambucanos que cursam graduação e pós-graduação no exterior e defendeu o fortalecimento dos laços com a comunidade acadêmica.
A comitiva pernambucana nos Estados Unidos inclui os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito. Também participaram da agenda internacional o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho; a presidente da divisão de gás natural da Shell Américas, Jill Davies; e o diretor da OnCorp, João Mattos.



