Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Real Time Big Data aponta vantagem de Humberto Costa na disputa pelo Senado em 2026

Levantamento testou cinco cenários de candidatos para as duas vagas por Pernambuco no ano que vem

Disputa ao Senado em PE se fragmenta, mas Humberto mantém liderança em todas as projeçõesDisputa ao Senado em PE se fragmenta, mas Humberto mantém liderança em todas as projeções - Divulgação

A pesquisa Real Time Big Data sobre a corrida ao Senado por Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (11) ,após entrevistas realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, aponta o senador Humberto Costa (PT) em posição de vantagem. 

Em todos os cinco cenários testados, o petista aparece liderando ou empatando tecnicamente na disputa pelas duas vagas que estarão em jogo em 2026. O levantamento ouviu 1.200 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No primeiro cenário, Humberto lidera com 24% das intenções, seguido por Silvio Costa Filho (Republicanos), com 19%, e Anderson Ferreira (PL), com 17%. Eduardo da Fonte (PP) aparece com 15%. Brancos e nulos somam 12% e “Não sabem” ou “Não responderam”, aparecem com 13%. 

O segundo cenário mostra um crescimento de Silvio Costa Filho, que chega a 20%, ficando apenas atrás de Humberto, que marca 25%. Anderson Ferreira mantém competitividade com 18%, e Fernando Dueire (MDB) registra 9%. Brancos e nulos chegam a 13% e “Não sabem” ou “Não responderam”, marcam 15%.

Com a inclusão de Miguel Coelho (União Brasil) no terceiro cenário, e a retirada de Silvio Costa Filho, a disputa pela segunda vaga ganha novo impulso. Humberto Costa aparece com 26%, seguido de perto por Miguel, com 24%. Anderson Ferreira marca 19%. Fernando Dueire vem em seguida, com 9%. Brancos e nulos e “Não sabem” ou “Não responderam”, têm 9% cada.  

No quarto cenário, a inclusão de Marília Arraes (Solidariedade) muda o quadro. Ela aparece na liderança, com 26%, enquanto Humberto Costa e Anderson Ferreira empatam com 21%. Fernando Dueire e Brancos e nulos têm 11% cada. “Não sabem” ou “Não responderam”, chegam a 10%.

Já no quinto e último cenário, Humberto Costa retoma a liderança isolada, com 25%. Silvio Costa Filho marca 21%, seguido por Eduardo da Fonte com 16% e Fernando Dueire com 9%. Brancos e nulos somam 13% e os que “Não sabem” ou “Não responderam” são 16%. 
 

Veja também

Newsletter