Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Recife aposta em empreendedorismo feminino e sustentabilidade na qualificação profissional

Secretária Isabella de Roldão detalha estratégias para impulsionar mulheres e práticas sustentáveis

Isabela de Roldão na Rádio FolhaIsabela de Roldão na Rádio Folha - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

A cidade do Recife se prepara para um novo ciclo de qualificação profissional, com um olhar atento ao empreendedorismo feminino e a uma visão mais empática e personalizada a respeito da força de trabalho da capital.

Em entrevista exclusiva para à Folha de Pernambuco, a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Isabella de Roldão, detalhou os planos para a nova gestão e o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que buscam adentrar o mercado de trabalho.

O ponto de partida será o realinhamento das agendas pedagógicas com foco em "despertar talentos".

Para isso, a secretária explica que novas formatações de cursos profissionalizantes estão sendo desenvolvidas com propostas que englobam uma formação pensada para ultrapassar as barreiras do conhecimento técnico e manual.

“A qualificação profissional não se limita ao conteúdo técnico; permeia também a sustentabilidade e o desenvolvimento comportamental”, destaca a secretária. "Hoje em dia contratamos pelo currículo e demitidos pelo comportamento. Por isso, precisamos treinar nossos profissionais também nesse aspecto".

A gestão pretende apostar na criação de trilhas de formação que vão além dos hard skills (habilidades técnicas), incorporando soft skills (habilidades comportamentais) essenciais para a permanência no mercado de trabalho.

"Precisamos preparar nossas pessoas para entrevistas de emprego. É sobre como nos portamos, o que vestimos, como nos apresentamos. Precisamos revisitar esses conteúdos de forma a enxergar o ser humano de forma holística, não apenas como um conteúdo, mas como uma pessoa emocional, com afeto, lidando com as demandas atuais", pontuou.

Empreendedorismo feminino

As mulheres também serão um foco importante na gestão de Roldão dentro da pasta.

Para ela, a sobrecarga do trabalho doméstico e a falta de estímulos para áreas tradicionalmente masculinas, como tecnologia e engenharia, ainda limitam o acesso feminino a setores de maior remuneração.

“A profissão não tem gênero. Precisamos ampliar essa visão e criar caminhos reais para que mulheres ocupem espaços na tecnologia e em todas as áreas que desejarem. Já existem iniciativas para formar eletricistas mulheres, mas a participação feminina ainda é pequena. Isso acontece porque essas oportunidades muitas vezes nem chegam até elas. Quantas meninas que gostam de tecnologia sabem que podem seguir carreira na área elétrica, na automação ou na engenharia?”, analisa.

Para enfrentar esse cenário, a Secretaria tem apostado em iniciativas voltadas à capacitação de mulheres.

Uma delas é a parceria com a Secretaria de Educação para integrar a qualificação profissional ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) visa garantir que mulheres tenham oportunidades além do setor de cuidados.

Economia sustentável

A inserção da sustentabilidade na qualificação profissional é outro pilar das ações da pasta.

A preocupação ambiental deve ser incorporada a diferentes segmentos, inclusive ao empreendedorismo na área da beleza, que movimenta uma cadeia expressiva de consumo de produtos e descarte de resíduos.

“Como um salão de beleza pode lidar com resíduos diários, o uso da água, o descarte adequado de cabelos e plásticos dos produtos usados? Essa responsabilidade deve estar presente em todas as áreas de formação”, pontua Isabella.

A abordagem sustentável também se estende ao período carnavalesco, quando a cidade se torna palco para milhares de microempreendedores.

Em paralelo às capacitações voltadas para o atendimento ao público, a Prefeitura pretende trabalhar para a conscientização sobre o Protocolo Violeta, garantindo que trabalhadores e empreendedores estejam preparados para lidar com situações de assédio e respeito às mulheres.
 

Veja também

Newsletter