Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Rodrigo Coutinho pede voto de repúdio a homem por racismo contra entregador em SP

A repercussão de um caso de ofensa racial a um entregador da cidade de Valinhos (SP) chegou à Câmara do Recife nesta segunda-feira (17). Durante a reunião ordinária remota, os parlamentares aprovaram um voto de repúdio formulado pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) contra o contabilista Mateus Couto, filmado agredindo verbalmente o entregador Matheus Barbosa no dia 31 de julho. “É bom lembrar que nossa legislação define como crime a discriminação por raça, etnia, religião, procedência nacional, prevendo punição de um a cinco anos de prisão, além de multa”, disse Coutinho.

Segundo o parlamentar, a gravidade do fato justifica um posicionamento formal da Câmara do Recife. “Em pleno século XXI, não tem nenhuma condição de se cometer tal atrocidade. Isso foi repercutido em rede nacional no domingo retrasado. Nos colocamos à disposição do entregador. É um gesto de grandeza repudiar o cidadão que, de forma esdrúxula, atacou alguém que estava fazendo seu trabalho”.

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) chamou a atenção para a necessidade de promover uma conscientização contra o racismo estrutural que afeta a sociedade brasileira. “Não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas. Vivemos em uma estrutura que é racista. Basta abrir os olhos e perceber que há poucas pessoas negras em espaços de poder, nos lugares frequentados pelas classes média e alta, e com visibilidade pública. Faço uma convocatória para que tenhamos cada vez mais pessoas negras comandando espaços de poder, visíveis nos meios de comunicação e em espaços historicamente negados por uma estrutura que privilegia a branquitude”.

A vereadora Goretti Queiroz (PSB) também se pronunciou para declarar seu apoio ao voto de repúdio. “Nosso mandato é totalmente contra qualquer tipo de preconceito e discriminação: racial, sexual, por machismo e, também, especismo. Pode contar com meu voto. Parabenizo a Vossa Excelência, tão batalhador nessas lutas da sociedade pelas minorias”.

Luiz Eustáquio (PSB) disse que o Brasil passa por um momento em que cresce a intolerância. Esse é um tema muito sério. “Infelizmente, tem pessoas que acham que têm direito a passar por cima das outras. Não respeitam por questão de cor, raça, gênero. Infelizmente, de dois anos para cá, isso tem acontecido muito no nosso país. As pessoas que não respeitam pessoas acham que receberam salvo-conduto para menosprezar o próximo. Sendo negro, já passei por várias manifestações de racismo”.

Veja também

Newsletter