Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Romerinho Jatobá afirma que haverá "rearrumação" de prefeitos durante as eleições 

O presidente da Câmara de Vereadores do Recife comentou que apoio de prefeitos a governadora Raquel Lyra pode mudar

Vereador Romerinho Jatobá (PSB) é recebido no programa Folha Política, da Rádio FolhaVereador Romerinho Jatobá (PSB) é recebido no programa Folha Política, da Rádio Folha - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

O presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), afirmou nesta quinta-feira (2) que, com o início das campanhas para o governo estadual em 2026, os prefeitos passarão por um processo de "rearrumação", podendo aderir à candidatura do prefeito João Campos (PSB).

A declaração do vereador foi dada durante entrevista concedida à Rádio Folha 96,7 FM, ao comentar o apoio de diversos prefeitos a governadora Raquel Lyra (PSD). Na avaliação de Jatobá, o movimento da chefe do Executivo estadual em relação aos gestores municipais é "natural".

"A gente tem visto um movimento muito forte das pessoas em torno da candidatura do prefeito João Campos, então essa discussão lá na frente (no período eleitoral) vai estar mais aquecida e isso terá uma nova rearrumação da política do estado Pernambuco", avaliou.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, a adesão dos prefeitos ao projeto da governadora é motivada pelo fato do governo possibilitar perspectivas de investimentos nos municípios.

"Eu acho que isso (as adesões) é um movimento natural. A governadora está à frente do governo e tem instrumentos para poder conversar com os prefeitos, fazer convênios e botar recursos para o município. Todo prefeito quer o seu município se desenvolvendo", disse.

Apesar de não menosprezar a força de prefeitos como "cabos eleitorais", Jatobá relembrou a eleição de 2022, em que o então candidato apoiado pelo governo Paulo Câmara, Danilo Cabral (PSB), teve o apoio de diversos gestores municipais, mas acabou derrotado já no primeiro turno. 

"Se o prefeito garantisse a eleiçã, muitos dos candidatos que a gente teve teriam sido eleitos (...) O nosso candidato do PSB na eleição passada tinha a maioria dos prefeitos, mais de 100 prefeitos (apoiando)", afirmou.

Segundo o vereador, o PSB não teme as análises dos aliados da governadora de que as tendências eleitorais, apontadas nas pesquisas de intenção de voto, mudem após as entregas do governo estadual. De acordo com Romerinho Jatobá, não é necessário ficar "se comparando" com a chefe do Executivo estadual e que João "tem o que mostrar".

"Ele (João) já tem o que mostrar às pessoas. Tem um grande exemplo, que é a gestão do Recife, a cidade mais importante do nosso estado", disse.

Eleições parlamentares 
De acordo com o vereador, o PSB tem se organizado para eleger grandes bancadas nos níveis estadual e federal durante as eleições de 2026.

"Faremos de Pernambuco um grande exemplo para o PSB e para o Brasil, tendo chapas fortes, competitivas, fazendo uma grande bancada de deputados estaduais e deputados federais", enfatizou.

Oposição na Câmara 
Romerinho Jatobá comentou a relação com a oposição na Câmara de Vereadores do Recife. O presidente ressaltou que o campo cumpre papel importante e acrescentou que a bancada atual tem uma diferença em relação às oposições passadas, dado que ela tem ênfase no uso de redes sociais.

"(Há) uma infiltração maior nas redes sociais. Eles (parlamentares da oposição) conseguem se posicionar e chegar para mais gente", comentou.

Veja a íntegra da entrevista:

Veja também

Newsletter