Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Segurança é destaque no Balanço do Carnaval do Ipojuca 2020

Não houve nenhuma ocorrência de homicídio nos dias de festa em Ipojuca Não houve nenhuma ocorrência de homicídio nos dias de festa em Ipojuca  - Divulgação
O Carnaval do Ipojuca 2020 ainda não terminou oficialmente, mas os números já mostram o sucesso da festa deste ano, principalmente no quesito Segurança. Não houve nenhuma ocorrência de homicídio nos dias de festa em Ipojuca e as milhares de pessoas que participaram dos mais de 90 blocos que desfilaram pelas ruas da cidade puderam brincar com tranquilidade.

O padrão de segurança que Ipojuca adotou em 2019 e que rendeu o destaque do município com a maior redução do número de homicídios da Região Metropolitana do Recife foi reforçado no Carnaval de 2020. A Secretaria Municipal de Defesa Social escalou 110 guardas municipais por dia de folia. Câmeras de monitoramento também ajudaram a ação da Guarda e detectores de metal foram colocados pela primeira vez no Baile Municipal e no Bloco da Sucata. Este ano, também houve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil de Pernambuco, que participaram nos blocos com maior quantitativo de público. Em 70% dos eventos, no entanto, a segurança ficou por conta da atuação exclusiva da Guarda Municipal do Ipojuca.

A Secretaria Especial de Cultura ficou responsável pela contratação das orquestras locais, artistas do município e de atrações conhecidas nacionalmente. No total, foram quase 50 apresentações de orquestras animando as agremiações do Ipojuca. Algumas particularidades do Carnaval do Ipojuca merecem destaque este ano, como por exemplo: foi realizado o 1º concurso de La Ursas do município; minorias como o bloco dos Idosos e dos pacientes do Centro de Reabilitação também desfilaram; o bloco da Família foi organizado pela paróquia São Miguel; o desfile do calunga Zé Ipojuca marcou presença na sexta-feira à meia noite; o bloco da Sucata, no domingo, completou 30 anos e se firmou como o maior bloco de rua do município trazendo o Grupo Revelação; o bloco do Cuscuz, na terça, surpreendeu arrastando uma multidão; além dos blocos infantis Pojukinha e Sapequinha que animaram não só as crianças, mas os pais, com atrações como o Palhaço Chocolate.

Em todas as localidades teve folia, as virgens de Serrambi, de Camela; as Galinhas de Porto; Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro com mais de um bloco por dia garantiram animação no período da folia de momo. A Prefeitura do Ipojuca também decorou as ruas e as praças que serviram de apoteose para os blocos de rua. Em parceira com a Secretaria Especial de Comunicação, foram distribuídos aos foliões 10 mil leques com dicas sobre o Carnaval e 10 mil panfletos com a programação completa das agremiações.

Na área da saúde, foram distribuídos 72.000 preservativos e 4.000 sachês de gel lubrificantes para a população. No total, 311 servidores participaram dos serviços de vigilância em saúde, unidades de urgência e ações de prevenção IST/HIV. Além disso, foram entregues à população 6 mil leques com os endereços das unidades de saúde do município.

A Secretaria Especial da Mulher promoveu um trabalho de divulgação da campanha “Só beije, se ela quiser”, contra o assédio no Carnaval. Foram distribuídas 4.500 tatuagens nos principais blocos da cidade. Sucesso também no movimento na rede hoteleira do Ipojuca. Segundo o Trade Turístico de Porto de Galinhas, a ocupação dos hotéis e pousadas da região, entre a sexta-feira (21) e a quarta-feira (26), atingiu 97%.

Da quinta-feira (20), dia do Baile Municipal do Ipojuca, até a quarta-feira de cinzas (26), foram recolhidas das ruas da cidade mais de 1.000 toneladas de lixo. Para garantir a limpeza nos polos de folia, foram utilizados mais de 400 funcionários por dia em serviços como varrição, coleta de lixo, limpeza das praias, capinação e retirada de entulhos. A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano realizou o cadastramento de 48 catadores de materiais recicláveis. O grupo promoveu o recolhimento aproximado de 4 toneladas de plástico e 400 kg de latinhas.

Números do Carnaval do Ipojuca 2020:

- 110 guardas municipais por dia

- Utilização pela primeira vez no Baile Municipal e no Bloco da Sucata detector de metais.

- Primeira vez que a Polícia Civil participou no Baile Municipal dando apoio à Guarda Municipal.

- Primeira vez que a Polícia Militar participou do bloco da Sucata dando apoio à Guarda Municipal.

- 70% da segurança do Carnaval do Ipojuca foi feita pela Guarda Municipal do Ipojuca.

- 311 servidores nas ações de vigilância em saúde, unidades de urgência e ações de prevenção IST/HIV.

- 97% da ocupação da rede hoteleira em Porto de Galinhas. (De sexta 21 a quarta 26)

- 72.000 preservativos e 4.000 géis lubrificantes preservativos distribuídos.

- 6 mil leques da saúde com os endereços das Unidades de Saúde do Ipojuca.

- 4.500 tatuagens distribuídas da campanha da Secretaria Especial da Mulher contra o assédio.

- 1.000 toneladas de lixo recolhidas.

- 400 funcionários por dia para realizar a limpeza, varrição, capinação e retirada de entulhos.

- 10 mil leques com informações e dicas para o carnaval e 10 mil panfletos com a programação dos blocos distribuídos.

- 4 toneladas de plástico e 400 kg de latinhas recolhidas pelos catadores.

Segundo a Prefeitura, pela primeira vez a Polícia Militar participou do bloco da Sucata dando apoio à Guarda Municipal

Segundo a Prefeitura, pela primeira vez a Polícia Militar participou do bloco da Sucata dando apoio à Guarda Municipal - Crédito: Divulgação

A Secretaria Especial de Cultura ficou responsável pela contratação das orquestras locais, artistas do município e de atrações conhecidas nacionalmente

A Secretaria Especial de Cultura ficou responsável pela contratação das orquestras locais, artistas do município e de atrações conhecidas nacionalmente - Crédito: Divulgação

Veja também

Newsletter