Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Sileno endossa nome de Geraldo Julio

"O reconhecimento que o PSB tem do prefeito Geraldo Julio é enorme e o prefeito Geraldo Julio ainda vai prestar enormes serviços também ao PSB, a Pernambuco e ao Brasil. A gente sabe da sua capacidade e da sua lealdade ao partido", disse Sileno Guedes, presidente do PSB de Pernambuco durante entrevista ao Programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios. Na ocasião, Sileno, que também é Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, havia sido questionado sobre quem seria o nome natural para a sucessão do governador Paulo Câmara após 2022 e a hipótese do nome do Secretário José Neto ter sido bancado por aliados recentemente. 

Sileno não citou nominalmente o Secretário da Casa Civil José Neto e nem os motivos que levaram aliados a endossar o seu nome nos bastidores nos últimos dias. Recentemente, supostas insatisfações de companheiros repercutiram negativamente na Frente Popular quando parlamentares reafirmaram a sugestão dada, durante uma entrevista, pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) de que o auxiliar poderia suceder Paulo Câmara.

Para Sileno Guedes, "O PSB tem vários quadros e vários nomes importantes. Agora não tenho dúvida que o nome de Geraldo Julio, se você for consultar a militância, se você for consultar aqueles que fazem o partido no dia a dia e levantam a bandeira do partido, o nome de Geraldo Julio aparece com bastante intensidade. Agora, essa não é a pauta, nem de Geraldo Julio, nem de Paulo Câmara e nem do PSB neste momento", explicou sem deixar de ressaltar em diversos momentos de sua fala sobre a atuação do ex-prefeito, ao qual classificou como "um dos maiores e melhores prefeitos que o Recife já teve". 

Segundo aliados, nos bastidores socialistas tem capitaneado apoio para o ex-prefeito do Recife também com outros partidos. O ex-prefeito do Recife, também tem visitado presidentes estaduais, a mais recente reunião foi com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acontecida na noite da última terça-feira. 

No Estado, o PSB é o partido que tem maior representatividade na Assembleia Legislativa, com 12 deputados, e na Câmara Federal, com 5 deputados. Para o ano que vem, segundo o presidente do PSB de Pernambuco, a projeção do partido é reeleger os quadros que já possui e ampliar o número de vagas nas casas. "Eu costumo dizer que esse ano, um ano que não tem eleição, é o ano que os partidos usam e o PSB não é diferente, para se organizar, conversar com a sua militância e construir e apresentar à sociedade aquilo que vai representar a sociedade no ano que vem. E nós estamos fazendo isso", admitiu o socialista sobre as costuras.

Nacional

Desde que o ex-presidente Lula foi colocado de volta no páreo para disputar as eleições presidenciais em 2022, têm surgido especulações envolvendo nomes do PSB para compor a chapa presidencial. Após o nome do governador de Pernambuco Paulo Câmara ganhar destaque na semana passada, desta vez, o nome do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) foi quem apareceu, segundo a coluna da Folha de São Paulo. 

Márcio França participou de uma reunião virtual com lideranças socialistas e o ex-presidente. O ex-governador ainda pode ter o nome relançado ao governo do Estado ou mesmo em uma candidatura ao senado.

Veja também

Newsletter