Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Sileno Guedes solicita plantão 24 horas na Delegacia da Mulher de Goiana

Parlamentar defende que unidade siga modelo de outras delegacias especializadas

Sileno Guedes solicita plantão 24 horas na Delegacia da Mulher de GoianaSileno Guedes solicita plantão 24 horas na Delegacia da Mulher de Goiana - Foto: Divulgação

Em reunião com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o deputado Sileno Guedes (PSB) pediu a ampliação do horário de funcionamento da Delegacia da Mulher de Goiana, na Mata Norte. O parlamentar defende que a unidade também ofereça atendimento à noite e nos fins de semana, como já ocorre em outras seis delegacias especializadas do estado.

Segundo o parlamentar, o reforço no atendimento é uma medida fundamental para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Existem 17 Delegacias da Mulher em Pernambuco e apenas seis funcionam em regime de plantão 24 horas. Goiana é uma cidade com influência em toda a Mata Norte, mas as ocorrências do fim de semana têm que ser deslocadas para o Grande Recife, a mais de 60 quilômetros. É importante que o Governo do Estado atente para essa situação e possa atender essa demanda, que não é só de Goiana, mas de toda a Mata Norte”, declarou Sileno.

Sileno ressaltou que Goiana tem uma importância estratégica e lembrou que localidades situadas fora da Região Metropolitana do Recife, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, dispõem de unidades com funcionamento permanente, o que não ocorre na Zona da Mata. No período noturno e nos fins de semana, quando a Delegacia da Mulher de Goiana está fechada, o plantão mais próximo fica em Paulista, a mais de 60 quilômetros, o que pode desestimular a denúncia e gerar subnotificações de casos de violência.

Durante o encontro com o secretário, o deputado apresentou um ofício de seu gabinete e outro assinado pelo prefeito de Goiana, Marcilio Régio, solicitando a mesma medida. Além desses documentos, a Indicação 1221/2025, de autoria de Sileno e com o mesmo teor, reforça esse apelo. A proposição foi aprovada na Assembleia Legislativa (Alepe) em agosto deste ano.

*Com informações de assessoria 

Veja também

Newsletter