Socorro Pimentel repudia ataques de Júnior Matuto a Raquel Lyra na Alepe
Líder do Governo vai acionar Comissão de Ética após declarações consideradas machistas
Leia Também
• Caminhos da governadora Raquel Lyra não incluem o presidente Lula
• Diego Cabral e João de Nadegi anunciam apoio a Silvio Costa Filho ao Senado
• Lula cumpre agenda em Pernambuco nesta quinta-feira
A deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), manifestou repúdio às declarações do deputado Júnior Matuto (PSB) contra a governadora Raquel Lyra (PSD) durante a reunião plenária desta terça-feira (12).
Segundo Socorro, o parlamentar utilizou “palavras de baixo calão e indecorosas” para se referir à chefe do Executivo estadual. “Não é a primeira vez que o referido parlamentar adota postura incompatível com o cargo, recorrendo a ataques pessoais e desrespeitosos, que nada contribuem para o debate democrático”, afirmou.
A deputada disse considerar inadmissível que o plenário da Alepe seja palco para “manifestações marcadas pelo machismo e pela falta de decoro”. Ela anunciou que levará o caso à Comissão de Ética da Casa para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
“Como mulher e representante do povo, solidarizo-me integralmente com a governadora Raquel Lyra. Seguiremos firmes no enfrentamento ao machismo estrutural que ainda tenta silenciar e desmerecer mulheres na política. Nosso trabalho, nossa capacidade e nossa liderança falam mais alto que qualquer insulto”, declarou.
Socorro concluiu afirmando que “a democracia se fortalece com respeito, e não com ofensas” e defendeu que Pernambuco tenha “uma política à altura de sua história e de seu povo”.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
Como deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, manifesto meu mais veemente repúdio às palavras de baixo calão e indecorosas proferidas pelo deputado Júnior Matuto (PSB) contra a governadora Raquel Lyra, durante a reunião plenária de ontem.
Não é a primeira vez que o referido parlamentar adota postura incompatível com o cargo, recorrendo a ataques pessoais e desrespeitosos, que nada contribuem para o debate democrático. É inadmissível que, no espaço onde a população pernambucana espera equilíbrio e responsabilidade, tenhamos que assistir a manifestações marcadas pelo machismo e pela falta de decoro.
Diante da gravidade do ocorrido, levarei o caso à Comissão de Ética da Casa, para que as medidas cabíveis sejam adotadas, reafirmando que o Parlamento não pode ser palco para agressões e desrespeito, especialmente contra mulheres que exercem mandatos legítimos.
Como mulher e representante do povo, solidarizo-me integralmente com a governadora Raquel Lyra. Seguiremos firmes no enfrentamento ao machismo estrutural que ainda tenta silenciar e desmerecer mulheres na política. Nosso trabalho, nossa capacidade e nossa liderança falam mais alto que qualquer insulto.
A democracia se fortalece com respeito, e não com ofensas. Pernambuco merece uma política à altura de sua história e de seu povo.
Socorro Pimentel
Deputada Estadual – Líder do Governo



