Superintendente da Sudene afirma que conversa com Raquel foi de "aproximação"
Francisco Alexandre se encontrou nesta terça-feira (30) com a chefe do Executivo estadual
O chefe da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre, se encontrou nesta terça-feira (30), com a governadora Raquel Lyra (PSD) no Palácio do Campo das Princesas.
Na pauta do encontro, o primeiro entre o superintendente e a governadora, estavam uma série de parcerias entre o governo estadual e a autarquia federal.
"Nós tivemos uma conversa hoje muito importante com a governadora do estado, onde tratamos de todos os projetos que a Sudene tem desenvolvido. (...) A conversa foi muito importante, foi uma conversa do ponto de vista de aproximação e de dizer que é possível e que nós queremos trabalhar juntos. Quando a gente trabalha junto, a gente ajuda o desenvolvimento regional e aqui principalmente o desenvolvimento de Pernambuco", disse o superintendente.
Leia Também
• Superintendente da Sudene diz que espera reunião com Raquel Lyra
• Sudene e Ministério do Desenvolvimento Social anunciam protocolo de proteção social
• Sudene lança plataforma que centraliza acesso a dados estratégicos sobre o Nordeste
Francisco Alexandre informou que a carteira de projetos do governo do estado gira em torno de R$ 20 bilhões. Entre os projetos e parcerias, estão a Chamada Nordeste, em que empresas apresentam projetos na ordem de R$ 9 bilhões, e investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
"Nós tratamos do FNE, que estamos planejando para o ano que vem, da Chamada Nordeste e tratamos também dos projetos estruturantes da cadeia de projetos, uma carteira de projetos que nós estamos finalizando para apresentar para os investidores", explicou.
Transnordestina
Francisco Alexandre também comentou a abertura do edital de licitação da ferrovia Transnordestina. De acordo com o superintendente da Sudene, a previsão da publicação é para outubro, com a contemplação do trecho entre Custódia e Arcoverde.
"A licitação, como a gente tem dito, deverá acontecer agora em outubro. Todos os números, dados, informações e dados que nós temos até o momento com o Ministério é que em outubro será dada a ordem de licitação do trecho que vai de Custódia até Arcoverde. E assim a gente espera, porque a Transnordestina é um desejo, uma vontade e uma necessidade do estado para o desenvolvimento", enfatizou.



