TRE-PE realiza coletiva de imprensa sobre a preparação para as Eleições 2026
Evento acontece nesta terça-feira (7), às 14h, na sede do Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promove, nesta terça-feira (7), às 14h, uma entrevista coletiva para marcar o prazo de um ano para as Eleições 2026. O encontro acontecerá na sede do Tribunal, no Recife, e contará com a participação do presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e do diretor-geral, Orson Lemos.
O principal tema da coletiva será a atualização biométrica do eleitorado pernambucano. Segundo dados da Justiça Eleitoral atualizados até 30 de setembro, Pernambuco possui 7.047.295 eleitoras e eleitores, dos quais 1.028.001 (14,59%) ainda não têm a biometria coletada.
Leia Também
• TRE-PE concluiu ciclo de audiências públicas sobre a biometria
• TRE-PE envia lista tríplice ao TSE para preenchimento de vaga reservada à advocacia
• TRE-PE oferece atendimento a eleitores com deficiência em situação de vulnerabilidade
A identificação biométrica é considerada fundamental para dar mais agilidade e segurança ao processo de votação. Com a biometria, a identificação será feita pela digital, dispensando a conferência de documentos para certificar a identidade do eleitor, diminuindo o tempo nas filas. Nas eleições de 2026, o processo de votação já é naturalmente mais demorado, porque cada eleitor e eleitora precisará registrar seis votos (presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual).
Durante o evento, os representantes do TRE-PE apresentarão: o panorama da biometria no estado; as cidades e faixas etárias com maiores índices de eleitores sem cadastro biométrico; as estratégias do Tribunal para ampliar a coleta, e as principais datas do calendário eleitoral, como o fechamento do cadastro em maio de 2026. Também serão abordados os benefícios da biometria para a integração de serviços em outros órgãos públicos, como o Governo Federal e o INSS.



