Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Tribunal cassa mandato do prefeito de Custódia

TRE-PE alegou abuso de poder político e econômico

Tribunal cassa mandato do prefeito de CustódiaTribunal cassa mandato do prefeito de Custódia - Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou a favor da cassação do prefeito e da vice-prefeita do município de Custódia. O prefeito Manoel Messias (PSD) e a vice-prefeita Anne Lira (MDB) foram condenados em primeira instância por abuso de poder econômico e político, em julgamento realizado no primeiro semestre deste ano pela juíza eleitoral Vivian Maia Canen.

Segundo a juíza, os condenados haviam sido beneficiados pela ampla contratação de servidores públicos temporários pela gestão anterior, além do uso de recursos públicos para pagar pessoas que pressionavam os servidores do município.

O colegiado de segunda instância definiu que Manoel e Anne serão cassados e devem ser afastados imediatamente de seus postos. A Corte afastou, no entanto, a pena de inelegibilidade do prefeito e da vice eleitos, por entender que não houve prova de participação direta ou indireta deles nas irregularidades, embora tenham sido beneficiários das condutas ilícitas.

Já para o ex-prefeito de Custódia, e atual secretário de Desenvolvimento Profissional Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca, foi reconhecida responsabilidade direta pelo abuso de poder político e econômico, em razão das contratações e dos pagamentos irregulares realizados durante sua gestão. 

Dessa forma, o Tribunal definiu sua inelegibilidade por oito anos, em que ele não poderá disputar cargos, mas permanece ocupando a função de secretário.

 

Veja também

Newsletter