TSE publica edital do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais
Iniciativa reforça o compromisso da Justiça com a transparência e a segurança das eleições de 2026
As urnas eletrônicas e os sistemas de votação e apuração que serão utilizados nas Eleições Gerais 2026 passarão por etapas de fiscalização e auditorias antes, durante e após o processo eleitoral.
Uma dessas etapas é o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, que tem como objetivo garantir e fortalecer a segurança da urna e dos demais sistemas eleitorais. O Teste Público é parte essencial do próprio ciclo de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas.
Leia Também
• TSE encerra primeiro semestre forense na próxima terça-feira (1)
• TSE lança Prêmio Justiça Eleitoral e Selo de Qualidade
• Presidente do TSE alerta eleitores para o fim do prazo de regularização do título de eleitor
Diante disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o edital de convocação do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do Tribunal, em Brasília.
As inscrições das pessoas interessadas em participar do evento começam na segunda (30) e vão até 18 de julho.
Audiência pública
Vale destacar que, no dia 2 de julho, o TSE realizará audiência pública com o objetivo de esclarecer as regras do Teste Público por meio do canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Integridade
O Teste Público é uma oportunidade para investigadoras e investigadores especialistas em segurança da informação e representantes da sociedade civil avaliarem os sistemas utilizados na eleição para que possam sugerir melhorias e contribuir para o seu contínuo aperfeiçoamento. Essa será a oitava edição do Teste, que teve início em 2009. Os Testes Públicos de Segurança dos Sistemas Eleitorais estão regulamentados pela Resolução TSE nº 23.444, de 2015, que trata da realização periódica dos eventos.
Inscrições e calendário
As inscrições para o Teste Público devem ser feitas por meio da página oficial do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, na qual também serão publicadas todas as informações, calendário, prazos e resultados. A participação no Teste será limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo. O grupo terá até três participantes. Terá a inscrição selecionada a investigadora, o investigador ou grupo que tiver pelo menos um plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora.
Após o encerramento das inscrições, uma lista com os participantes será divulgada, em data estabelecida no calendário do Teste Público, e estará disponível na página do TSE.
Objetivo e abrangência do Teste dos Sistemas Eleitorais
Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais 2026.



