Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

União Progressista cria Conselho Municipalista para fortalecer diálogo com prefeitos

Conselho será liderado pelo prefeito de Aliança, Pedro Freitas

União Progressista cria Conselho MunicipalistaUnião Progressista cria Conselho Municipalista - Igor Toscano

O presidente estadual da Federação União Progressista (UPB), deputado federal Eduardo da Fonte (PP), e o deputado federal Lula da Fonte (PP) anunciaram, na segunda-feira (8), a criação do Conselho Municipalista da UPB. O espaço tem por objetivo fortalecer o diálogo com os gestores municipais. 

A reunião teve a participação dos 39 prefeitos da Federação União Progressista, que compartilharam experiências e demandas. O primeiro encaminhamento do Conselho estabelece a defesa da criação do Programa Fundo a Fundo entre o Governo do Estado e os municípios, iniciativa que busca reduzir a burocracia nos convênios e acelerar investimentos locais.

 

 

O conselho será liderado pelo prefeito de Aliança, Pedro Freitas, que a partir de abril de 2026 assumirá a presidência da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco). 

“Existem problemas que conseguimos resolver no âmbito municipal, mas outros desafios precisam da união com os governos estadual e federal. Nosso compromisso é levar as pautas locais, fortalecer os pleitos e manter a coerência no discurso, sempre com abertura ao diálogo para conciliar diferentes perfis e realidades dos municípios”, destacou Pedro Freitas.

Segundo o deputado Eduardo da Fonte, o novo Conselho permitirá uma maior atuação em favor do municipalismo.

“A Federação tem a capacidade de unir prefeitos de diferentes regiões e realidades em torno de um mesmo objetivo: fortalecer as cidades de Pernambuco. Esse é um espaço permanente de escuta e construção coletiva, que nasce para dar ainda mais voz ao municipalismo e garantir avanços concretos para a população”, afirmou.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Dannilo Godoy (PP), Jeferson Timóteo (PP), Claudiano Martins (PP), Antônio Moraes (PP) e Henrique Filho (PP). 

*Com informações da assessoria
 

Veja também

Newsletter