Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Vereadores aprovam reforma administrativa de João Campos

Projeto segue para sanção do prefeito

Votação da reforma administrativa da Prefeitura do Recife pelos vereadoresVotação da reforma administrativa da Prefeitura do Recife pelos vereadores - Ascom/Câmara dos Vereadores

O Projeto de Lei (PL) de reestruturação administrativa da Prefeitura do Recife foi aprovado na Câmara dos Vereadores do Recife em segunda discussão na manhã desta sexta-feira (27). A matéria segue para sanção do prefeito João Campos (PSB).

De autoria do próprio Executivo, a proposta cria as secretarias de Ordem Pública e Segurança, Administração, Articulação Política e Social e Relações Institucionais, Cidadania e Cultura de Paz, entre outras. 

 Entre os vereadores presentes, 27 votaram a favor, e quatro votaram contrários. Foram eles, os vereadores Doduel Varela (PSD), Felipe Alecrim (Novo), Michele Collins (PP) e Fred Ferreira (PL). 

João Campos já anunciou os titulares de 18 das 28 secretarias que existirão no segundo mandato. Esse movimento teria deixado a oposição aborrecida num primeiro momento, questionando a antecipação dos nomes e o aumento no número das secretarias.

Na sessão de hoje, o líder do grupo vereador Felipe Alecrim (Novo), liberou a bancada para votar, mas isso não mudou o voto dos parlamentares que já tinham se posicionado contra o projeto na primeira votação.

Com um saldo geral de boa aprovação dos projetos do Executivo, o líder do governo João Campos, vereador Samuel Salazar (MDB), atribuiu o êxito à articulação feita com os vereadores. 

"É fruto de muita conversa, muita articulação, respeito a todos os pares na Casa. Por isso, a gente conseguiu hoje encerrar a legislatura com essa votação de hoje, viabilizando mais uma aprovação", declarou Salazar.

Secretários
Na mesma sessão, foi aprovado, também em segunda votação, o aumento dos salários dos secretários municipais do Recife, que passa a ser de R$ 24 mil reais a partir da sanção do projeto, que segue junto com a reforma administrativa para o gabinete do prefeito João Campos. 

Na última sessão da Câmara de Vereadores do Recife desta legislatura, o presidente da Mesa Diretora, vereador Romerinho Jatobá, fez um balanço positivo dos quatro anos, afirmando ter alcançado um récorde de produtividade na Casa José Mariano.

Romerinho é candidato à reeleição para a Presidência do Legislativo municipal e enfatizou que seu nome é unanimidade entre os demais vereadores. Ele acredita que não haverá novidades até a realização da eleição, no dia da posse, em 1º de janeiro.

"Temos conversado muito com os vereadores e a gente encontra um ambiente muito favorável ao nosso nome. Muitas declarações públicas foram feitas e não teremos novidades. Estamos bem traquilos quanto a isso, temos confiança nos nossos pares", pontuou o parlamentar.

Agradecimento
O prefeito João Campos fez uma publicação no X (antigo Twitter) para agradecer aos vereadores pela aprovação do projeto. O gestor reforçou a intenção de otimizar a gestão para garantir mais ações.

Confira a publicação de João Campos:

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Newsletter