Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Vetos à LDO serão votados na Alepe

Proposta será votada no plenário da Casa. As emendas apresentadas pela oposição foram vetadas

Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco - AlepePlenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe - Foto: Divulgação

A rejeição dos vetos parciais da governadora Raquel Lyra (PSD) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 será analisada hoje pelo plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). As emendas apresentadas por deputados de oposição foram vetadas por Raquel Lyra sob a justificativa de serem inconstitucionais. 

A rejeição aos vetos foi aprovada pelas comissões de Justiça e Finanças na terça-feira. Para manter a rejeição, os deputados da oposição precisam ter 25 votos no plenário, onde a bancada governista conta com mais de 30 parlamentares. 

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) defendeu a prerrogativa dos deputados de incluírem emendas no projeto. “É prerrogativa dos deputados colocarem emendas, independentemente de situação ou de oposição, como também é uma prerrogativa da governadora vetar. As emendas foram aprovadas, passaram por todas as comissões temáticas, comissões técnicas e cabe agora ao plenário (votar)”, defendeu.

Motivação
Já a deputada governista Débora Almeida (PSDB) afirmou que as emendas e os votos pela reprovação dos vetos foram motivados por questões políticas. Ela se mostrou confiante de que a rejeição será derrubada no plenário. “Os votos que deram, tanto na Comissão de Justiça, quanto na de Finanças, foram votos políticos. Não se analisou a constitucionalidade. Não foram técnicos. Então, a rejeição vindo a plenário, a gente vai se posicionar pela manutenção dos vetos”, cravou.

Sucessão
A edição de ontem do Diário Oficial da Assembleia Legislativa confirmou a licença do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), para missão internacional. Com isso, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, assume o comando do Governo do Estado de 24 a 28 de outubro. No mesmo período, a governadora em exercício Priscila Krause (PSD) acompanhará Raquel Lyra em agendas no exterior.

Veja também

Newsletter