Como ler mais?
Da idealização ao hábito: 5 dicas para transformar sua vontade de ler em ação
Essa é uma das perguntas que eu mais recebo. Com a rotina atribulada é normal o hábito de leitura ficar um pouco escanteado, especialmente em momentos mais intensos de trabalho ou cansaço excessivo.
A primeira pergunta é: você realmente quer isso ou só acha que quer? Às vezes a gente idealiza hábitos e mudanças desejáveis que seriam tão fáceis colocar em prática e simplesmente não damos o primeiro passo. “Eu não tenho tempo para leitura”. Será mesmo?
Ter a leitura como lazer é muitas vezes optar por um livro no lugar de uma série ou filme, hábitos que muita gente não questiona falta de tempo. Melhor ainda: trocar aqueles minutos intermináveis nas redes sociais por um tempo saudável longe das telas e brilho excessivo.
Se a sua resposta for sim, quero ler mais! 5 dicas práticas que podem ajudar:
1 - Carregar um livro ou leitor digital na bolsa ou mochila
Algumas páginas no transporte público, sala de espera ou intervalo do trabalho podem tornar seus períodos de repouso muito mais interessantes. Seja 5 ou 10 minutos por dia, incorporar na sua rotina vai fazer diferença.
2 - Higiene do sono
Sabe aqueles minutinhos antes de dormir? Deixe o celular de lado, longe do alcance, evite o estímulo visual que só vai atrapalhar e adiar o seu sono e separe uns 15 minutinhos de leitura já deitado na cama. São preciosos.
3 - Influenciadores literários
Consumir conteúdo literário na internet pode te instigar mais do que imagina. Você vai descobrir com facilidade novos livros e gêneros literários, conhecer títulos diversos, trocar uma ideia com outros leitores e entrar em contato com pessoas que amam leitura e falam dos livros de forma apaixonada. Há um alto teor de contágio aqui.
4 - Ler mais de um livro ao mesmo tempo
Parece estranho dar essa dica para alguém que está tentando conciliar o hábito, mas alternar leituras pode fazer toda a diferença. Às vezes você está lendo uma fantasia ou não-ficção e perde o clima da leitura, no momento. Insistir sem vontade só piora tudo. Alternar gêneros distintos pode dar aquele empurrãozinho para manter o hábito e até reacender a vontade de voltar ao livro prévio outro dia.
5 - Clubes ou leituras coletivas
Ler com outras pessoas, além de estimular o hábito, vai tornar a experiência mais enriquecedora. Trocar pontos de vista, e como o livro atinge cada pessoa de formas diferentes, pode ampliar os horizontes. Aproveito para deixar um convite: topa ler O Conde de Monte-Cristo, de Alexandre Dumas, conosco? O cronograma de leitura será postado no meu canal a partir de janeiro: www.youtube.com/eduardamenezes



