Qual livro te tornou leitor?
Há um costume de pensar em livros como estudo e se esquece o básico: pode ser puro entretenimento
Talvez sua resposta seja um livro infantil e você teve a sorte de receber esse estímulo na infância. Talvez um infantojuvenil, jovem adulto, clássico ou ficção contemporânea. Talvez ainda não tenha acontecido, mas algo que acredito: toda pessoa é um leitor em potencial, à espera do livro certo, daquele empurrãozinho que vai te jogar no mundo dos livros de vez.
No meio literário se fala muito em diversidade literária (tema para outro momento), mas igualmente importante é encontrar seu gênero conforto. Aquele que vai te abrir as portas para a diversão do livro, encarar a leitura como puro entretenimento. A leitura pelo prazer da leitura.
Há um costume de pensar em livros como estudo, algo que exige um esforço, e se esquece o básico: pode ser puro entretenimento, o melhor de todos. Aquele que vai te fazer desligar do mundo, desacelerar, moldar universos em sua cabeça, exercer a criatividade, melhorar o vocabulário e expandir os horizontes.
Mesmo o livro mais despretensioso pode te oferecer algo único: empatia. Passear na mente de outra pessoa e ver o mundo por outros olhos. Descobrir sentimentos e situações universais, mas também o diferente, o que nos torna únicos e nos aproxima.
Nesta minha estreia por aqui, vamos fazer um exercício? Se você já é leitor, que tal emprestar, doar ou presentear um livro neste fim de ano? Se ainda não é leitor, mas quer ser, eu sugiro começar por um tema que você já gosta ou tem interesse. É curioso e gosta de suspense? Um livro de mistério. Adora tecnologia? Uma ficção científica.
É inestimável ter a resposta imediata de qual livro te tornou leitor. Talvez você possa oferecer esse presente para alguém ou para si mesmo. O estímulo da leitura na infância é algo precioso que se carrega pelo resto da vida, mas nunca é tarde para começar. Seja esse instrumento transformador na vida de alguém num país que, no geral, se lê tão pouco.
É um prazer imenso ter um novo espaço para falar sobre livros e espero conseguir aproximar cada vez mais leitores em potencial nesta mudança revolucionária rumo a um país leitor. A literatura mudou minha vida e pode mudar a sua também.



