Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Detran-PE abre, nesta sexta (19), inscrições para curso gratuito de direção para mulheres

Programa “Superando o Temor de Dirigir” tem turmas em outubro com vagas limitadas

Iniciativa já é consolidada no calendário da Escola Pública de Trânsito e tem ajudado muitas motoristas a superarem bloqueios emocionais e adquirirem firmeza ao conduzir um veículoIniciativa já é consolidada no calendário da Escola Pública de Trânsito e tem ajudado muitas motoristas a superarem bloqueios emocionais e adquirirem firmeza ao conduzir um veículo - Pixabay

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), abre, nesta sexta-feira (19), as inscrições para novas turmas do curso gratuito “Superando o Temor de Dirigir”, voltado exclusivamente para mulheres já habilitadas.

As aulas práticas acontecem nos dias 17 e 24 de outubro, na sede da EPT, localizada na Estrada do Barbalho, 889, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.

O curso busca apoiar condutoras que, mesmo possuindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ainda não se sentem seguras para dirigir ou desejam aprimorar sua confiança ao volante.

De acordo com o órgão, a iniciativa já é consolidada no calendário da Escola Pública de Trânsito e tem ajudado muitas motoristas a superarem bloqueios emocionais e adquirirem firmeza ao conduzir um veículo.

Como funciona
A formação é gratuita e dividida em duas etapas:

Como se inscrever
As inscrições são limitadas e podem ser feitas diretamente pelo site da EPT e as vagas são limitadas.

Estatísticas
Segundo dados do setor de Estatísticas do Detran-PE, até 2024 o estado já contabilizava mais de 473 mil mulheres habilitadas. Os números reforçam a importância de capacitar e estimular a presença feminina ao volante.

Estudos ainda apontam que as condutoras costumam ser mais prudentes. Levantamento do Portal de Estatísticas ONSV mostrou que, em 2023, apenas 12% dos condutores envolvidos em acidentes em rodovias federais eram mulheres, contra 88% de homens.

Veja também

Newsletter