Fábrica da GWM no Brasil inicia produção com os SUV Haval H6, H9 e picape Poer P30; confira
Planta de Iracemápolis terá capacidade de 50 mil veículos/ano e mira exportação
Após meses de ajustes, a GWM inicia oficialmente a produção de veículos no Brasil. A cerimônia de abertura da fábrica em Iracemápolis (SP), realizada nesta sexta-feira (15), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu vice, Geraldo Alckmin.
O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o SUV Haval H6, marcando o Brasil como o quarto país a abrigar uma fábrica completa da montadora, junto à China, Rússia e Tailândia.
Embora a produção oficial comece agora, unidades do H6 já vinham sendo montadas em caráter pré-série na fábrica há cerca de um mês.
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Modelos e motorização
A linha inicial inclui o Haval H6 com motor 1.5 a gasolina e versões híbridas plug-in, mantendo o design atual. O facelift chinês deve chegar em 2026, acompanhado da versão flex.
Além do H6, a GWM também produzirá o SUV H9 e a picape Poer P30, ambos com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Esses modelos começarão a ser vendidos em setembro, ainda importados, e serão nacionalizados posteriormente.
“O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo. Vamos ampliar nossa linha e oferecer mais opções aos consumidores, contribuindo para o crescimento socioeconômico local e promovendo sustentabilidade e direitos trabalhistas", destacou Mu Feng, presidente global da GWM.
Estrutura e capacidade da fábrica
Fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) inicia produção nacional com capacidade de 50 mil veículos por ano | Foto: GWM / DivulgaçãoA planta de Iracemápolis tem capacidade para 50 mil veículos por ano, iniciando com um turno e mirando expansão para dois turnos até 2026. A previsão é produzir mais de 30 mil unidades já no próximo ano, chegando a 50 mil em três anos e 100 mil posteriormente.
Até o fim de 2025, a fábrica vai gerar 800 empregos diretos, com expansão prevista para mais dois mil postos.
O processo de montagem segue o modelo full parts import (peça-a-peça), diferente dos regimes CKD ou SKD. Componentes chegam individualmente e são montados no Brasil, permitindo maior flexibilidade e possibilidade de nacionalização gradual de peças.
A GWM já conta com 105 fornecedores interessados, mirando 35% de componentes localizados em 2026 e 60% em três anos.
Saiba mais sobre os modelos:
Haval H6 - o primeiro nacional
O H6 lidera as vendas da marca no Brasil. As versões HEV2 e PHEV19, PHEV34 e GT combinam motor 1.5 a gasolina com diferentes configurações elétricas, entregando entre 243 cv e 393 cv e até 77,7 kgfm. A Bosch trabalha para que o motor se torne flex a partir de 2026.
Picape Poer P30 e SUV H9
O Haval H9 e a Poer P30 reforçam a linha da GWM no Brasil | Foto:GWM/DivulgaçãoA Poer P30 é maior que a Hilux, com 5,41 m de comprimento, 3,08 m de entre-eixos e caçamba para 1.050 kg. O motor é o 2.4 turbodiesel, e o câmbio é automático de nove marchas ZF.
O modelo usa carroceria sobre chassi, tração 4x4 convencional e suspensão traseira por feixe de molas, garantindo robustez e facilidade de manutenção.
O Haval H9, rival do Toyota SW4, traz a mesma motorização da Poer 30, mas mede 4,95 m e comporta sete ocupantes.
O modelo oferece tecnologias como painel digital, central de 15 polegadas, comandos de voz com IA e pacote completo de assistências à condução (ADAS).
No Brasil, o estepe será reposicionado abaixo do assoalho do porta-malas, equilibrando estética, funcionalidade e segurança.



