Fenabrave reduz projeção de vendas de veículos em 2025; caminhões puxam queda
Alta dos juros e queda no agronegócio freiam mercado de pesados e puxam revisão da entidade
A Fenabrave revisou para baixo a expectativa de crescimento do mercado automotivo em 2025. A projeção de alta nas vendas, que era de 5%, caiu para 4,4%, impactada sobretudo pelo desempenho negativo do setor de caminhões.
Se a previsão se confirmar, o ano fechará com 2,75 milhões de veículos vendidos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Leia Também
• Fiat Fastback 2026 evolui no visual e desempenho, mas entrega menos do que custa
• Fiat Titano 2026 evolui no que mais precisava: força, conforto e segurança, mas é o suficiente?
• Stellantis desmente boato sobre Fiat Uno a R$ 30 mil: “É incoerente e inviável”
O principal freio veio do mercado de pesados, que já acumula queda de 3,6% nas vendas no primeiro semestre. A Fenabrave agora estima recuo de 7% no ano, bem distante da previsão anterior de alta, de 4,5%.
“Caminhões estão muito atrelados ao PIB e ao crédito. A taxa de juros pesou demais nesse segmento”, afirmou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Apesar da supersafra de grãos, os produtores reduziram investimentos em renovação de frota. Segundo a economista Tereza Fernandez, os preços internacionais mais baixos de soja e milho derrubaram a margem de lucro no campo, esfriando a demanda por transporte.
Já no mercado de carros de passeio e utilitários leves, responsável pela maior parte das vendas, a previsão de crescimento foi mantida em 5% para 2025.



