Fiat anuncia 5 modelos inéditos até 2030 para celebrar 50 anos no Brasil
Iniciando em 2026 com o Grande Panda, Fiat planeja nova geração de Strada, Toro, Fastback e Pulse
Em julho de 2026, a Fiat completará 50 anos de operação industrial no Brasil, marco que terá início com uma nova fase da marca.
A partir do segundo semestre do próximo ano, a Fiat se comprometeu a lançar cinco modelos completamente novos até o fim de 2030, ou seja, pelo menos um carro inédito por ano.
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“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do Brasil. Nosso legado é incontestável e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora, pioneira e que melhor entende os desejos do consumidor local. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias. Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida entre os brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”, celebra Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.
Grande Panda é a aposta da marca

O primeiro dos cinco modelos já tem nome e data para chegada. O Grande Panda deve estrear em 2026, fabricado em Betim (MG), substituindo, ao mesmo tempo, os modelos Mobi e Argo. Ainda há especulações de que ele possa adotar o nome Uno por aqui.
Em termos de motorização, o recém-chegado hatch deverá usar versões baseadas no motor 1.0 Firefly (75 cv) e em variação turbo/sistema híbrido-leve, já usadas nos modelos Pulse e Fastback.
Próximos lançamentos
Segundo especialistas do setor, os próximos modelos que a Fiat pretende lançar incluem:
- Segunda geração do Pulse - prevista entre 2027 e 2028, trazendo novo design, mais conectividade e versões híbridas leves.

- Segunda geração da Toro - com chegada prevista entre 2028 e 2029, baseada na plataforma STLA Medium, com versões híbridas mais robustas e maior nível de tecnologia.
- Terceira geração da Strada - essa deve chegar no final da década. A nova Strada será construída sobre a plataforma STLA Small, com opção de motor híbrido leve 12V, dimensões levemente maiores (mais longa, larga e alta que a geração atual) e vai manter a versatilidade com opções de cabine simples, estendida e dupla.
Além desses cinco lançamentos confirmados, outro modelo cogitado é de um SUV de sete lugares, voltado para famílias e inspirado no Pulse, com foco em espaço, conectividade e tecnologia embarcada. Este modelo ainda é especulativo, mas reforça a estratégia da marca de diversificar o portfólio e fortalecer sua presença nos segmentos mais procurados.

Plataforma, investimento e estratégia
Os novos modelos deverão usar a plataforma Smart Car (uma versão mais enxuta da CMP), para controlar custos sem abrir mão de tecnologia.
Grande parte da produção será nacional (Betim e possivelmente Goiana, em Pernambuco), reforçando a importância do Brasil no plano global da Stellantis.
Futuro eletrificado e conectado
De acordo com a Fiat, a estratégia da marca se apoia em três pilares:
- Eletrificação acessível, com foco em híbridos leves no curto prazo.
- Tecnologia embarcada, com conectividade e segurança de série em mais versões.
- Custo competitivo, para manter a liderança no mercado de massa.
O programa de inovação é parte de um grande investimento anunciado de R$ 30 bilhões até 2030, que contempla 40 novos produtos ou reestilizações entre todas as marcas do grupo.



