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Fiat anuncia 5 modelos inéditos até 2030 para celebrar 50 anos no Brasil

Iniciando em 2026 com o Grande Panda, Fiat planeja nova geração de Strada, Toro, Fastback e Pulse

Grande Panda já está no mercado europeu e deve chegar ao Brasil em 2026Grande Panda já está no mercado europeu e deve chegar ao Brasil em 2026 - Fiat/Divulgação

Em julho de 2026, a Fiat completará 50 anos de operação industrial no Brasil, marco que terá início com uma nova fase da marca.

A partir do segundo semestre do próximo ano, a Fiat se comprometeu a lançar cinco modelos completamente novos até o fim de 2030, ou seja, pelo menos um carro inédito por ano.

“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat do Brasil. Nosso legado é incontestável e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora, pioneira e que melhor entende os desejos do consumidor local. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias. Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida entre os brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”, celebra Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.

Grande Panda é a aposta da marca

Fiat Grande Panda será nacional e terá produção na fábrica da Fiat em Betim (MG)
Fiat Grande Panda será nacional e terá produção na fábrica da Fiat em Betim (MG) | Foto: Fiat/Divulgação

O primeiro dos cinco modelos já tem nome e data para chegada. O Grande Panda deve estrear em 2026, fabricado em Betim (MG), substituindo, ao mesmo tempo, os modelos Mobi e Argo. Ainda há especulações de que ele possa adotar o nome Uno por aqui.

Em termos de motorização, o recém-chegado hatch deverá usar versões baseadas no motor 1.0 Firefly (75 cv) e em variação turbo/sistema híbrido-leve, já usadas nos modelos Pulse e Fastback.

Próximos lançamentos
Segundo especialistas do setor, os próximos modelos que a Fiat pretende lançar incluem:

- Segunda geração do Pulse - prevista entre 2027 e 2028, trazendo novo design, mais conectividade e versões híbridas leves.

- Segunda geração do Fastback - na mesma janela de lançamento, que terá atualização visual, mais equipamentos de segurança e eletrificação parcial. 
Conceito do novo Fastback.
Conceito do novo Fastback | Foto: Fiat/Divulgação

- Segunda geração da Toro - com chegada prevista entre 2028 e 2029, baseada na plataforma STLA Medium, com versões híbridas mais robustas e maior nível de tecnologia.

- Terceira geração da Strada - essa deve chegar no final da década. A nova Strada será construída sobre a plataforma STLA Small, com opção de motor híbrido leve 12V, dimensões levemente maiores (mais longa, larga e alta que a geração atual) e vai manter a versatilidade com opções de cabine simples, estendida e dupla.

Além desses cinco lançamentos confirmados, outro modelo cogitado é de um SUV de sete lugares, voltado para famílias e inspirado no Pulse, com foco em espaço, conectividade e tecnologia embarcada. Este modelo ainda é especulativo, mas reforça a estratégia da marca de diversificar o portfólio e fortalecer sua presença nos segmentos mais procurados.

Novo SUV compacto de sete lugares da Fiat deve ser inspirado no Citroën Aircross
Novo SUV compacto de sete lugares da Fiat deve ser inspirado no Citroën Aircross | Foto: Fiat/Divulgação

Plataforma, investimento e estratégia
Os novos modelos deverão usar a plataforma Smart Car (uma versão mais enxuta da CMP), para controlar custos sem abrir mão de tecnologia. 

Grande parte da produção será nacional (Betim e possivelmente Goiana, em Pernambuco), reforçando a importância do Brasil no plano global da Stellantis.

Futuro eletrificado e conectado
De acordo com a Fiat, a estratégia da marca se apoia em três pilares:

- Eletrificação acessível, com foco em híbridos leves no curto prazo.

- Tecnologia embarcada, com conectividade e segurança de série em mais versões.

- Custo competitivo, para manter a liderança no mercado de massa.

O programa de inovação é parte de um grande investimento anunciado de R$ 30 bilhões até 2030, que contempla 40 novos produtos ou reestilizações entre todas as marcas do grupo.

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