Garagem Volkswagen: conheça 5 modelos históricos que marcaram gerações
O espaço reúne 50 veículos e preserva alguns dos carros mais raros e emblemáticos da marca no Brasil
São Paulo (SP) - A Volkswagen mantém, dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), um dos acervos automotivos mais importantes do país. A chamada Garagem Volkswagen guarda parte essencial da memória da marca no Brasil, reunindo cerca de 50 veículos entre clássicos, esportivos, protótipos e modelos raros, todos preservados ou restaurados pela equipe técnica da montadora.
De acordo com o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, o local acaba criando uma identidade e um vínculo emocional com o público.
"A Garagem Volkswagen é um projeto vivo, que cresce e se transforma junto com a nossa marca. Mais do que preservar a nossa história, a Garagem reforça o vínculo emocional que o público tem com a Volkswagen e mostra como tradição e inovação caminham juntas", destaca Possobom.
O blog FMotors visitou o espaço a convite da Volkswagen para descobrir de perto algumas das peças mais emblemáticas da história automotiva nacional.
Entre tantos modelos icônicos, selecionamos cinco carros que marcaram gerações e ajudam a contar como a Volkswagen se tornou parte do cotidiano e da cultura brasileira. Confira!
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1) Fusca 1950 - O carro que abriu caminho para a Volkswagen no Brasil
O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, com montagem, e em 1959 começou a ser fabricado nacionalmente | Foto: Volkswagen/DivulgaçãoO Fusca 1950 é praticamente uma cápsula do tempo. Um dos primeiros Volkswagen a rodar no país, ele representa a fase inicial da marca no Brasil, quando o modelo ainda chegava importado e era montado em regime CKD.
O visual arredondado, o motor boxer 1.200 a ar e o interior minimalista se tornaram símbolos mundiais. A partir de 1959, já fabricado na Anchieta, ele passou por diversas evoluções mecânicas: motores 1.2, 1.3, 1.5 e 1.6; o “Fuscão” de bitola traseira maior; a versão 1.6 com dupla carburação; além das famosas lanternas “Fafá” lançadas em 1979.
Entre reestilizações e edições especiais, o Fusca somou mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, consolidando seu status como o grande ícone da marca.
2) SP1 - A ousadia brasileira que virou peça de colecionador
Volkswagen SP1: um dos esportivos mais raros da marca, produzido entre 1972 e 1974 e preservado em estado impecável na Garagem Volkswagen | Foto: Volkswagen/ReproduçãoO SP1 é uma das joias mais raras da Garagem. Desenvolvido e produzido no Brasil, ele nasceu para mostrar a competência nacional em design automotivo. Com menos de 100 unidades fabricadas, tornou-se peça de colecionador no mundo inteiro.
O esportivo tem linhas baixas, aerodinâmica eficiente e visual assinado pelo lendário designer Marcio Piancastelli. O modelo se destaca pelo motor 1.6, pelo painel com instrumentos integrados, bancos esportivos forrados de couro e pelo limpador pantográfico — uma inovação para a época.
A unidade exibida na Garagem, de 1974, foi encontrada dentro da própria fábrica após anos fora de circulação, e foi restaurada e incorporada ao acervo oficial.
3) Gol GTi 1993 - O esportivo que redefiniu os anos 1990
Gol GTi 1993: o esportivo que marcou gerações e ajudou a popularizar a injeção eletrônica no país, exibido com apenas 26 mil km rodados | Foto: Volkswagen/ReproduçãoO Gol GTi 1993 representa a fase de maturidade do esportivo que marcou toda uma geração. Primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica (estreado em 1988), o GTi chegou ao início dos anos 1990 mais moderno, mais forte e com visual marcante.
O modelo da Garagem tem um diferencial raro: foi parte da frota de testes da Engenharia e tem apenas 26 mil quilômetros rodados, um verdadeiro tesouro preservado.
O GTi 1993 traz:
• Motor 2.0 AP injetado, 120 cv e 18,4 kgfm;
• comportamento dinâmico esportivo e suspensão recalibrada;
• bancos Recaro, painel completo e instrumentos adicionais;
• para-choques envolventes, rodas exclusivas e aerofólio clássico.
É o tipo de carro que marcou os anos 1990 e segue como referência entre os esportivos nacionais.
4) Passat GTS 1.8 1988 — O esportivo raiz da geração “quadradinha”
Passat GTS Pointer 1988: clássico dos anos 1980, conhecido pelo desempenho do motor 1.8 e pela identidade esportiva marcante | Foto: Volkswagen/ReproduçãoO Passat GTS 1.8 1988 foi um dos últimos modelos produzidos da linha Passat no Brasil e representa o auge da fase “quadrada”, tão característica dos anos 1980.
Ele combina motor 1.8 forte, acabamento diferenciado, rodas de liga leve e bancos Recaro, um pacote que o transformou em um dos esportivos mais desejados da época.
Além disso, o Passat foi pioneiro em diversas soluções no Brasil:
• Primeiro VW nacional com motor refrigerado a água
• carroceria monobloco;
• motor dianteiro com comando no cabeçote;
• freios de duplo circuito;
• suspensão dianteira com raio negativo de rolagem.
A unidade exposta é uma das últimas produzidas na Anchieta, saindo da linha diretamente para o acervo oficial da Volkswagen.
5) Kombi Corujinha - A Volkswagen mais carismática da história
Kombi Corujinha: a perua mais icônica do Brasil, destaque afetivo da coleção e preservada em configuração tradicional | Foto: Volkswagen/Reprodução
A Kombi Corujinha é um capítulo à parte. Produzida no Brasil desde 1957, ela foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen fora da Alemanha e símbolo absoluto de versatilidade.
A versão exposta na Garagem, de 1960, impressiona: pintura saia-e-blusa em vermelho calipso e branco lótus, faróis separados, interior restaurado e o clássico motor 1.200 boxer a ar.
A Corujinha carregou trabalhadores, famílias, turistas, mercadorias, sonhos e histórias com o seu carisma que atravessou (e atrevessa) gerações.
Como visitar a Garagem Volkswagen
A Garagem Volkswagen fica dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e pode ser visitada por meio do Programa de Visitas Volkswagen.
Para se inscrever gratuitamente e consultar todos os modelos do acervo, basta acessar o site oficial da Volkswagen.
*A repórter viajou a convite da Volkswagen



