Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Nova Ram Dakota é revelada na Argentina com visual imponente e motor turbodiesel; saiba detalhes

Picape média estreia na fábrica da Stellantis em Córdoba e chega ao Brasil em 2026 na versão Warlock

Nova Dakota Warlock exibe grade robusta e faróis full LEDNova Dakota Warlock exibe grade robusta e faróis full LED - Stellantis/Divulgação

A Ram revelou oficialmente a nova Dakota, modelo que marca o retorno de um nome icônico e a estreia da Ram no segmento das picapes médias.

A apresentação aconteceu na fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina, onde o modelo já começou a ser produzido. O lançamento no Brasil está previsto para o início de 2026.

O nome Dakota traz lembranças fortes para os brasileiros que viveram o fim dos anos 1990, quando a picape fez sucesso pelo porte e pela robustez. Agora, ela renasce mais moderna, tecnológica e com o visual parrudo característico da marca do carneiro.

Caçamba da Ram iluminada com Rambar (Santo Antônio) reforça o estilo off-road. Caçamba da Ram Dakota iluminada com Rambar (Santo Antônio) reforça o estilo off-road | Foto: Stellantis/Divulgação

Estilo imponente e vocação off-road
A primeira versão apresentada é a Warlock, com apelo off-road e grafismos exclusivos nas laterais da caçamba.

A dianteira exibe faróis afilados totalmente em LED, grade larga com o logo RAM centralizado e um capô musculoso com o emblema “RAM TURBO”.

Na lateral, chamam atenção as rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, pneus de uso misto e os estribos laterais.

A clássica Rambar, barra de ferro fixada na caçamba, completa o conjunto e reforça o estilo aventureiro da picape.

Interior tecnológico e acabamento premium
Por dentro, a nova Dakota exibe o mesmo padrão de sofisticação das Ram maiores. O painel é revestido com materiais nobres e macios ao toque, e os bancos dianteiros elétricos garantem conforto ao dirigir.

Duas telas lado a lado dominam o painel: o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,3 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e com navegação embarcada.

O console central elevado abriga o carregador por indução, entradas USB tipo C e um porta-objetos espaçoso sob o apoio de braço.

Em segurança, a Dakota traz seis airbags e um pacote completo de assistências semiautônomas, incluindo alerta de colisão e manutenção de faixa.

Duas telas lado a lado e acabamento premium definem o painel da Ram Dakota.Duas telas lado a lado e acabamento premium definem o painel da Ram Dakota | Foto: Stellantis/Divulgação

Desempenho e capacidade de sobra
Sob o capô, a nova Ram Dakota é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas.

A tração é 4x4 automática, com reduzida e modo 4x2 selecionáveis por um comando eletrônico rotativo. O modelo ainda conta com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.

A capacidade de carga é um dos pontos fortes: a Dakota pode transportar mais de uma tonelada na caçamba, que é revestida e iluminada por LEDs, e rebocar até 3,5 toneladas, números que a colocam entre as mais capazes da categoria.

Ram Dakota vem com motor 2.2 turbodiesel. Ram Dakota vem com motor 2.2 turbodiesel | Foto: Stellantis/Divulgação

Produção sul-americana e investimento bilionário
O projeto da nova Dakota faz parte do investimento de R$ 2 bilhões que a Stellantis destinou ao Polo Industrial de Córdoba.

A operação criará 1.800 novos empregos, metade deles destinados a mulheres, e 400 posições exclusivas para a produção da picape.

A Ram passa a ter duas picapes desenvolvidas e fabricadas fora da América do Norte: a Dakota, na Argentina, e a Rampage, no Brasil, mais precisamente na fábrica de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Veja também

Newsletter