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Peugeot 208 e 2008 GT Hybrid: testamos os novos híbridos leves da marca; confira o que mudou

De São Paulo a Paraty, encaramos um rali de regularidade da Copa Peugeot para test drive dos modelos

Novos Peugeot 2008 e 208 agora contam com a tecnologia Bio-Hybrid da StellantisNovos Peugeot 2008 e 208 agora contam com a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis - Stellantis/Divulgação

A estrada que liga São Paulo a Paraty foi o cenário da Copa Peugeot 2025, que, em sua terceira edição, deixou as pistas para encarar um rali de regularidade.

A bordo dos novos Peugeot 208 e 2008 GT Hybrid, a convite da marca, percorremos cerca de 300 km em um roteiro que combinou cidade, rodovia e serra, o suficiente para testar na prática a nova tecnologia híbrida leve da marca.

A novidade faz parte da estratégia da Stellantis, grupo que controla Peugeot, Fiat, Citroën e Jeep, e que vem ampliando sua aposta na eletrificação acessível. Após estrear o sistema Bio-Hybrid nos Fiat Pulse e Fastback, agora a tecnologia chega à linha Peugeot, consolidando-se entre os compactos do grupo.

Novo Peugeot 2008 Bio Hybrid mantém o visual robusto e esportivo, com grade redesenhada e assinatura luminosa em LED. Novo Peugeot 2008 GT Hybrid mantém o visual robusto e esportivo, com grade redesenhada e assinatura luminosa em LED. | Foto: Stellantis/Divulgação

Como funciona o Bio-Hybrid
Nos 208 e 2008, o sistema atua como um híbrido leve (MHEV) flex: o motor 1.0 Turbo 200 continua sendo o principal propulsor, mas agora recebe o apoio de um motor-gerador elétrico que melhora o consumo e reduz emissões.

Principais características:

Na prática, o sistema funciona como alternador inteligente e assistente elétrico, recuperando energia nas frenagens e a devolve nas acelerações, suavizando retomadas. Não há recarga externa nem tração elétrica independente, o que o diferencia dos híbridos plug-in.

Peugeot 208 Bio Hybrid traz o mesmo motor 1.0 Turbo 200 e novos detalhes na dianteira com visual moderno e esportivo. Peugeot 208 GT Hybrid traz o mesmo motor 1.0 Turbo 200 e novos detalhes na dianteira com visual moderno e esportivo. | Foto: Stellantis/Divulgação

Na estrada e no rali
Durante o percurso de São Paulo a Paraty, os modelos mostraram bom equilíbrio entre desempenho e eficiência. A média registrada foi de 12 km/l, dentro da proposta de um híbrido leve.

O 2008, mais pesado, exigiu um pouco mais do motor nas subidas, mas manteve conforto e estabilidade. Já o 208 se destacou pela leveza e agilidade no uso urbano. Em ambos, a transição entre o modo elétrico e o térmico é quase imperceptível, sem ruídos ou vibrações.

Interior do 2008 combina acabamento refinado, central multimídia de 10,3 e painel digital com informações do sistema híbrido.Interior do 2008 combina acabamento refinado, central multimídia de 10,3″ e painel digital com informações do sistema híbrido. | Foto: Stellantis/Divulgação

Cabine e conectividade
Por dentro, os dois modelos receberam o mesmo padrão tecnológico. A central multimídia de 10,3 polegadas, agora compartilhada, oferece boa sensibilidade ao toque e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

O painel digital exibe informações do sistema híbrido, fluxo de energia, regeneração e status da bateria. Os bancos envolventes, pedais metálicos e o acabamento refinado reforçam o DNA esportivo da Peugeot.

Painel digital exibe dados do sistema híbrido, fluxo de energia e regeneração, além de visual moderno com o i-Cockpit. Painel digital exibe dados do sistema híbrido, fluxo de energia e regeneração, além de visual moderno com o i-Cockpit. | Foto: Stellantis/Divulgação

Mudanças e consumo
Apesar da nova tecnologia, o design externo praticamente não mudou, com exceção do emblema “Hybrid” na tampa do porta-malas.

Nos testes de consumo, o 208 híbrido leve marcou 13,0 km/l na cidade, 13,8 km/l na estrada (gasolina) e 9,1 km/l urbano com etanol.

O 2008 ficou próximo: 13 km/l urbano e 9,0 km/l com etanol.

Ganhos modestos, mas consistentes, principalmente para quem roda majoritariamente em ambiente urbano.

Preços e equipamentos

Peugeot 208 GT 1.0 T200 Hybrid AT - R$ 126.990

Visual traseiro mantém o estilo do hatch 208, com o novo emblema “Hybrid” e lanternas em LED com formato de garras. | Foto: Stellantis/Divulgação

Peugeot 2008 GT Hybrid T200 AT - R$ 162.990

Vale a pena?
O sistema Bio Hybrid é ideal para quem busca eficiência e menor emissão, sem abrir mão da praticidade de um carro a combustão. É uma solução coerente para quem quer dar o primeiro passo rumo à eletrificação, sem depender de tomadas ou mudanças drásticas na rotina.

Por outro lado, quem roda longas distâncias em estrada pode perceber ganhos menores de desempenho e consumo. O sistema não permite rodar apenas com energia elétrica, e o custo de aquisição ainda deve ser avaliado frente às versões convencionais.

*A repórter viajou a convite da Peugeot.

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