Peugeot 208 e 2008 GT Hybrid: testamos os novos híbridos leves da marca; confira o que mudou
De São Paulo a Paraty, encaramos um rali de regularidade da Copa Peugeot para test drive dos modelos
A estrada que liga São Paulo a Paraty foi o cenário da Copa Peugeot 2025, que, em sua terceira edição, deixou as pistas para encarar um rali de regularidade.
A bordo dos novos Peugeot 208 e 2008 GT Hybrid, a convite da marca, percorremos cerca de 300 km em um roteiro que combinou cidade, rodovia e serra, o suficiente para testar na prática a nova tecnologia híbrida leve da marca.
A novidade faz parte da estratégia da Stellantis, grupo que controla Peugeot, Fiat, Citroën e Jeep, e que vem ampliando sua aposta na eletrificação acessível. Após estrear o sistema Bio-Hybrid nos Fiat Pulse e Fastback, agora a tecnologia chega à linha Peugeot, consolidando-se entre os compactos do grupo.
Novo Peugeot 2008 GT Hybrid mantém o visual robusto e esportivo, com grade redesenhada e assinatura luminosa em LED. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoLeia Também
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Como funciona o Bio-Hybrid
Nos 208 e 2008, o sistema atua como um híbrido leve (MHEV) flex: o motor 1.0 Turbo 200 continua sendo o principal propulsor, mas agora recebe o apoio de um motor-gerador elétrico que melhora o consumo e reduz emissões.
Principais características:
- Motor 1.0 Turbo 200 flex de até 130 cv e 20,4 kgfm;
- Sistema BSG (Belt Starter Generator), com motor-gerador elétrico acoplado por correia;
- Duas baterias de 12V (íon-lítio e chumbo-ácido) gerenciadas por módulo DBSM;
- Ganhos de até 10% em consumo urbano e 8% na redução de CO, segundo a Peugeot.
Na prática, o sistema funciona como alternador inteligente e assistente elétrico, recuperando energia nas frenagens e a devolve nas acelerações, suavizando retomadas. Não há recarga externa nem tração elétrica independente, o que o diferencia dos híbridos plug-in.
Peugeot 208 GT Hybrid traz o mesmo motor 1.0 Turbo 200 e novos detalhes na dianteira com visual moderno e esportivo. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoNa estrada e no rali
Durante o percurso de São Paulo a Paraty, os modelos mostraram bom equilíbrio entre desempenho e eficiência. A média registrada foi de 12 km/l, dentro da proposta de um híbrido leve.
O 2008, mais pesado, exigiu um pouco mais do motor nas subidas, mas manteve conforto e estabilidade. Já o 208 se destacou pela leveza e agilidade no uso urbano. Em ambos, a transição entre o modo elétrico e o térmico é quase imperceptível, sem ruídos ou vibrações.
Interior do 2008 combina acabamento refinado, central multimídia de 10,3″ e painel digital com informações do sistema híbrido. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoCabine e conectividade
Por dentro, os dois modelos receberam o mesmo padrão tecnológico. A central multimídia de 10,3 polegadas, agora compartilhada, oferece boa sensibilidade ao toque e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel digital exibe informações do sistema híbrido, fluxo de energia, regeneração e status da bateria. Os bancos envolventes, pedais metálicos e o acabamento refinado reforçam o DNA esportivo da Peugeot.
Painel digital exibe dados do sistema híbrido, fluxo de energia e regeneração, além de visual moderno com o i-Cockpit. | Foto: Stellantis/DivulgaçãoMudanças e consumo
Apesar da nova tecnologia, o design externo praticamente não mudou, com exceção do emblema “Hybrid” na tampa do porta-malas.
Nos testes de consumo, o 208 híbrido leve marcou 13,0 km/l na cidade, 13,8 km/l na estrada (gasolina) e 9,1 km/l urbano com etanol.
O 2008 ficou próximo: 13 km/l urbano e 9,0 km/l com etanol.
Ganhos modestos, mas consistentes, principalmente para quem roda majoritariamente em ambiente urbano.
Peugeot 208 GT 1.0 T200 Hybrid AT - R$ 126.990
- Motor 1.0 Turbo T200 híbrido leve
- Porta-malas de 304 litros
- Entre eixos de 2,53 m
- Câmbio CVT com simulação de 7 marchas
- Faróis LED
- Soleiras de alumínio
- Seis airbags
- Painel i-Cockpit 3D Hybrid 10" com informações do sistema híbrido
- Nova Multimídia Peugeot i-Connect Advanced 10,3” + Serviço Conectados My Peugeot
- Volante multifuncional
- Retrovisores elétricos e DRL LED
- Bancos em tecido, volante e painel com revestimento sintético
- Central multimídia de 10,3 polegadas com integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay com sistema Peugeot i-Connect
- Teclas piano com ajuste de volume em botão físico
- Carregador wireless 15W, Enter n’ Go (keyless)
- Iluminação interior traseira.
- Rodas de liga leve de 17”
- Detalhes internos cromados
- Pedais esportivos em alumínio
- Banco traseiro bipartido
- Pacote ADAS (assistente de faixa, detector de fadiga, aviso de colisão, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e reconhecimento de limite de velocidade)
Peugeot 2008 GT Hybrid T200 AT - R$ 162.990
- Motor 1.0 Turbo T200 híbrido leve
- Porta-malas de 419 litros
- Entre eixos 2,61 m
- Câmbio CVT com simulação de 7 marchas
- Central multimídia de 10,3 polegadas com integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay com sistema Peugeot i-Connect
- Seis airbags
- Painel i-Cockpit 3D Hybrid 10" com informações do sistema híbrido
- Volante multifuncional
- Rack de teto
- Rodas de 17 polegadas
- Detalhes internos cromados
- Pedais esportivos em alumínio
- Carregador wireless 15W, Enter n’ Go (keyless)
- Teto bicolor
- Faróis em LED
- Teto solar panorâmico
- Retrovisores elétricos e DRL LED
- Pacote ADAS (assistente de faixa, detector de fadiga, aviso de colisão, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e reconhecimento de limite de velocidade)
Vale a pena?
O sistema Bio Hybrid é ideal para quem busca eficiência e menor emissão, sem abrir mão da praticidade de um carro a combustão. É uma solução coerente para quem quer dar o primeiro passo rumo à eletrificação, sem depender de tomadas ou mudanças drásticas na rotina.
Por outro lado, quem roda longas distâncias em estrada pode perceber ganhos menores de desempenho e consumo. O sistema não permite rodar apenas com energia elétrica, e o custo de aquisição ainda deve ser avaliado frente às versões convencionais.
*A repórter viajou a convite da Peugeot.



