Produção do Chevrolet Spark EUV começa no Ceará, e GM anuncia produção do Captiva EV para 2026
O evento de oficialização da produção do Spark EUV foi realizado em Horizonte, no Ceará
Nesta quarta-feira (3), a General Motors (GM) anunciou o início oficial da produção do Chevrolet Spark EUV no Brasil. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de executivos da General Motors (GM) e da COMEXPORT/PACE.
O modelo, que é 100% elétrico e carrega a missão de dar o pontapé na produção de veículos elétricos da Chevrolet em solo nacional, será produzido na Planta Automotiva do Ceará, em Horizonte.
Durante a cerimônia, a General Motors não apenas celebrou o início da produção do Spark EUV, mas também confirmou a ampliação da sua linha de veículos elétricos nacionais. Foi anunciado que o Chevrolet Captiva EV será produzido, também na unidade, a partir de 2026.
Produção voltada para os brasileiros
O presidente Lula, ao discursar sobre a importância da nova planta e da Nova Indústria Brasil, defendeu a tese de que o mercado interno deve ser o principal foco da produção nacional. Ele comparou a produção atual (1,6 milhão de carros em 2023) com o volume de 3,6 milhões produzido em 2011, questionando a queda e a estratégia do setor. Segundo o presidente, o aumento do poder de compra da população é fundamental para o sucesso industrial.
"A minha tese é que muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza e pouco dinheiro na mão de muitos significa riqueza. Se você tem uma indústria que produz um determinado produto, mas o povo que produz aquele produto não tem dinheiro para comprar, essa empresa vai produzir para quem? Para exportar. Mas para exportar o mercado também não é convincente porque nós temos países que produzem mais tecnologicamente do que nós. O que vai acontecer é que a nossa indústria quebra. Então, a primeira esperteza de um presidente da República e do seu vice é para quem você quer vender. E o Brasil tem um mercado interno muito grande. O que nós precisamos é produzir carro para vender para o povo brasileiro. O excesso de carro a gente exporta, mas primeiro nós temos que garantir que o povo brasileiro tenha o direito de andar num carro bonito como aquele”, disse, apontando para o Spark EUV.
Ambiente histórico
A fábrica onde está sendo produzido o Spark EUV, a PACE, foi criada através da reativação e modernização de uma antiga planta da Troller. O projeto envolveu um investimento inicial na ordem de R$ 400 milhões. Essa primeira fase aumentou a capacidade produtiva de cerca de 1.000 veículos à combustão por ano para 10.000 veículos sustentáveis anualmente.
Segundo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, os anúncios são uma celebração da história da marca no Brasil.
“Estamos escrevendo um novo capítulo na nossa história com a mesma ousadia e visão que nos trouxeram até aqui faz 100 anos. Poder representar milhares de colaboradores e seus familiares neste momento recheado de profissionalismo, dedicação e emoção constitui para mim um sonho feito realidade”, celebrou.
Além da renovação do parque fabril, a GM incorporou ao quadro de funcionários diversos trabalhadores que faziam parte da Troller, que foi fechada em 2021. Rodrigo Teixeira, vice-presidente e sócio da PACE, expressou orgulho em abrigar "um grande número de ex-funcionários da Troller que estão de volta à casa para produzir um carro sustentável aqui no Ceará".
Teixeira aproveitou o evento para anunciar o futuro plano de investimentos em inovação: "Hoje eu anuncio para vocês o nosso plano de investir meio bilhão de reais em pesquisa e desenvolvimento nos próximos 5 anos aqui no Ceará".
A presença do polo automotivo do Ceará, com a produção de veículos elétricos, é vista como um marco que alinha a capacidade industrial brasileira às tendências globais de descarbonização. O polo simboliza a retomada do sonho cearense de ter uma indústria automotiva relevante.
Spark EUV
O Spark EUV é o primeiro carro 100% elétrico a ser industrializado no país pela GM, em um ano em que a montadora celebra 100 anos de operações no Brasil.
A operação do Spark EUV na PACE foi estrategicamente estruturada pela parceria entre a GM e a COMEXPORT/PACE para atender ao momento atual da eletrificação no Brasil, oferecendo uma solução eficiente para volumes iniciais.
O modelo de produção assegura racionalidade econômica, eficiência operacional e a flexibilidade necessária para expandir a fabricação à medida que o mercado de elétricos evolui. A produção deste carro elétrico complementa o portfólio da Chevrolet, potencializa a mão de obra local e é vista como um passo concreto rumo à industrialização da tecnologia elétrica no país, posicionando o Ceará como protagonista na nova fase tecnológica do setor automotivo brasileiro.
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, destacou que o Spark EUV é um "modelo de veículo adequado ao momento, que prepara o terreno para a evolução da cadeia produtiva".
Captiva EV confirmado para 2026
O Chevrolet Captiva EV também será produzido na unidade da PACE a partir de 2026. Santiago Chamorro fez o anúncio, reforçando a ambição da GM para o mercado elétrico: "Quero anunciar hoje novos investimentos e novos modelos. Já em em 2026 teremos a produção neste polo de mais um modelo 100% elétrico da Chevrolet, a nova Chevrolet Captiva EV".
A produção local do Captiva EV representa a ampliação natural do movimento iniciado com o Spark EUV. O modelo ocupará um espaço estratégico no segmento de SUVs elétricos, uma categoria em rápido crescimento no país, e fortalecerá a competitividade da Chevrolet. No anúncio, foi informado que a fabricação local permitirá acelerar a adoção de tecnologias avançadas e preparar a operação para projetos futuros, consolidando o Captiva EV como um elemento-chave para dar escala à eletrificação no Brasil.



