Renault Boreal é revelado no Brasil e quer bater de frente com Compass e Corolla Cross
SUV chega no fim do ano com motor turbo e tecnologia, mas falta revelar o preço
O segmento dos SUVs médios acaba de ganhar mais um competidor de respeito. Trata-se do inédito Renault Boreal, revelado oficialmente nesta quinta-feira (10), em São Paulo.
O modelo terá alcance global e será fabricado em São José dos Pinhais (PR) para abastecer o mercado brasileiro e outros 17 países da América Latina. Também será produzido em Bursa, na Turquia, com destino a 54 mercados na África, Oriente Médio e Europa Oriental.
Leia Também
• Chevrolet Onix estreia visual renovado e mais tecnologia para encarar os rivais; confira o que mudou
• Fiat Titano 2026 evolui no que mais precisava: força, conforto e segurança, mas é o suficiente?
• Veja quais são os 13 carros que podem ficar mais baratos com novo desconto de IPI do governo
O utilitário esportivo já chega com missão ambiciosa de brigar de frente com pesos pesados como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Com visual inspirado nos modelos europeus da Renault, o Boreal estreia plataforma RGMP (a mesma do Kardian), motor 1.3 turbo flex de 163 cv e um bom pacote tecnológico.

Cadê o preço, Renault?
No entanto, em meio a tantos detalhes técnicos e visuais, a Renault deixou de fora um dos dados mais importantes: o preço.
O lançamento só chega ao mercado no último trimestre de 2025, mas não indicar nem uma estimativa inicial do valor ou posicionamento de versões deixa uma lacuna difícil de ignorar.
Mas a marca francesa soltou detalhes interessantes do carro. Confira!

No visual, o SUV mostra que a Renault apostou alto. A dianteira traz faróis em LED bipartidos, grade com acabamento em black piano e detalhes na cor da carroceria.
As rodas podem chegar a 19 polegadas, e o conjunto da obra tem porte para se destacar nas ruas: são 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura e entre-eixos de 2,70 m, dimensões um pouco maiores que as do Compass.
Na lateral, maçanetas traseiras embutidas na coluna “C” deixam o desenho mais limpo, e há ainda pintura biton, rack de teto e apliques em preto nas caixas de roda.
A traseira segue a linha sofisticada, com lanternas horizontais em LED que invadem a tampa do porta-malas (de 522 litros) e o nome “Boreal” estampado ao centro.

Interior refinado e com foco em conectividade

Por dentro, o Boreal adota o moderno sistema OpenR com duas telas de 10” integradas (painel digital + multimídia), inspirado nos elétricos Renault 5 e 4 E-Tech.
E é aqui que o modelo se destaca: será o primeiro carro fabricado no Brasil com o Google Automotive Services nativo, incluindo Maps, Play e Assistente de Voz, tudo sem precisar do celular.
O acabamento surpreende, com materiais emborrachados, iluminação ambiente com 48 cores, console refrigerado, carregador por indução, seletor de modos de condução e alavanca tipo joystick.
As versões mais completas ainda devem trazer bancos em couro azul com ajustes elétricos e função massagem, som Harman-Kardon, ar digital dual zone, teto panorâmico e pacote ADAS com 24 assistentes de condução.

Motor conhecido
O conjunto mecânico do SUV é familiar. O Boreal terá o mesmo motor 1.3 turbo flex do Duster topo de linha, com injeção direta, 163 cv e 270 Nm de torque.
O câmbio é automático de dupla embreagem úmida e seis marchas, o mesmo do Kardian. A combinação é suficiente para garantir bom desempenho no dia a dia, mas fica devendo frente aos rivais que já adotaram motores híbridos.
A boa notícia é que a Renault já confirmou versões eletrificadas para o Boreal a partir de 2026 ou 2027, ainda sem detalhes sobre o grau de hibridização.

O Renault Boreal é um SUV bonito, moderno e feito sob medida para o mercado brasileiro, com design ousado, interior bem resolvido e uma promessa de lista de equipamentos de respeito.
A estreia do Google Automotive direto no sistema multimídia e o bom espaço interno também jogam a favor.
Mas falta o principal: o preço. Em um segmento onde os rivais partem da casa dos R$ 150 mil e podem ultrapassar os R$ 210 mil nas versões topo, saber quanto custa esse pacote é essencial para entender onde o Boreal quer realmente jogar.
Sem isso, o consumidor fica no escuro para saber se o Boreal será uma alternativa competitiva ou apenas mais um SUV com cara de europeu e preço fora da realidade.



