Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

SUVs e elétricos lideram destaques das montadoras nas primeiras prévias do Salão do Automóvel 2025

Confira novidades da Geely, Renault, GWM, Omoda-Jaecoo, Honda, Kia, Toyota, Hyundai e Caoa Cherry

Geely revelou o EX5 EM-i no Salão do AutomóvelGeely revelou o EX5 EM-i no Salão do Automóvel - Divulgação

A convite da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o blog FMotors está no Distrito Anhembi, em São Paulo, acompanhando exclusivamente o que as montadoras estão apresentando antes da abertura oficial do Salão do Automóvel 2025, que acontece de 22 a 30 de novembro. 

Ainda com os portões fechados ao público, as coletivas da manhã já deixaram claro o clima desta edição: tecnologia, eletrificação, parcerias estratégicas e uma presença asiática cada vez mais forte no mercado brasileiro

Geely e Renault
A manhã começou com a coletiva conjunta da Geely e da Renault, oficializando a nova etapa da parceria que promete movimentar a indústria nacional. A Geely apresentou ao FMotors o EX5 EM-i, seu primeiro híbrido que será produzido no Brasil a partir de 2026, no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. 

O SUV traz sistema híbrido que combina motor 1.5 a combustão com um motor elétrico de 160 kW, reforçando a aposta da marca em eletrificação acessível e eficiente.

Na sequência, a Renault detalhou o investimento total de R$ 3,8 bilhões que impulsiona a nova joint venture Renault–Geely do Brasil, estabelecendo produção local de veículos eletrificados e desenvolvimento de tecnologias de baixa emissão com apoio do programa Mover. 

A marca também confirmou dois lançamentos importantes para 2026: o SUV Koleos híbrido, que retorna renovado, e a picape Niagara, ainda em fase de conceito, mas já exibida como prévia do futuro da marca na região.

Renault apresentou a picape Niagara. Renault apresentou a picape Niagara. | Foto: Renault/Divulgação

GWM
A GWM chegou ao Salão com uma ofensiva ousada. Antes mesmo da abertura, o FMotors já conferiu o novo Haval H6 reestilizado, que estreia visual atualizado e aprimoramentos mecânicos. A marca anunciou ainda que pretende lançar 12 modelos no mercado brasileiro até 2026, ampliando sua atuação em praticamente todos os segmentos.

No estande, três atrações chamaram atenção imediatamente: a minivan Wey G9 Max, híbrida plug-in com espaço para sete ocupantes e foco total em conforto; o gigantesco Tank 700, SUV PHEV com motor V6 3.0 combinado a elétrico e potência na casa dos 500 cv; e a surpreendente Souo S2000, moto touring equipada com oito cilindros, algo raro mesmo no universo de alto desempenho. A marca também preparou uma experiência imersiva “Hello, Tomorrow”, destacando seu portfólio diversificado, que inclui elétricos, híbridos, turbo e até opções diesel.

Omoda-Jaecoo
Fechando as coletivas da manhã, a Omoda-Jaecoo apresentou oficialmente dois modelos que marcam sua chegada ao país: o Jaecoo 5 e o Jaecoo 8. O primeiro é um SUV compacto focado no uso urbano, com design moderno e equipamentos tecnológicos. Já o Jaecoo 8 é um SUV maior, com sete lugares, cabine sofisticada e versão híbrida plug-in equipada com tração integral – graças ao motor elétrico posicionado no eixo traseiro.

A marca confirmou ainda sua estratégia agressiva: quer lançar oito modelos até 2026, expandindo rapidamente sua presença no Brasil e disputando espaço com gigantes já estabelecidas.

Honda

Honda traz de volta o Prelude, apresentado oficialmente ao público brasileiro como um cupê híbrido esportivo que simboliza a nova fase da marca. Honda traz de volta o Prelude, apresentado oficialmente ao público brasileiro como um cupê híbrido esportivo que simboliza a nova fase da marca. | Foto: Divulgação

A japonesa Honda abriu as coletivas na segunda etapa do primeiro dia do evento para imprensa especializada. Na coletiva da Honda, registramos uma das surpresas mais aguardadas do Salão: a volta do Honda Prelude, apresentado oficialmente ao público brasileiro como um cupê híbrido esportivo que simboliza a nova fase da marca. 

O modelo retorna combinando design clássico atualizado, motorização eletrificada e posicionamento premium, um ícone renascido para reconectar a marca com seu lado mais emocional.

Além dele, a Honda reforçou sua proposta de marca de mobilidade completa, trazendo automóveis, motocicletas, produtos de força, serviços financeiros e até um mock-up do HondaJet, mostrando a amplitude tecnológica da empresa. 

Outro destaque é o novo WR-V, SUV compacto produzido em Itirapina (SP), que chega com foco em conectividade, segurança e maior competitividade na linha de entrada da marca.

Kia
A coreana Kia aproveitou o Salão do Automóvel para anunciar a renovação completa de sua linha de veículos no Brasil. Ao todo, oito novidades estão sendo apresentadas, sendo seis delas modelos inéditos. 

Todas serão lançados ao mesmo tempo, e em diferentes segmentos do mercado, incluindo elétricos, híbridos, picape média, van, sedã médio e hatch médio. Confira:

Picape Tasman - a primeira picape média da Kia, com motor 2.2 turbodiesel, tração 4×4 e chegada prevista para o segundo semestre de 2026. 

SUVs híbridos - Sportage, que recebeu facelift, visual renovado e um sistema híbrido leve. 

Minivan elétrica PV5 - pensada para transporte de carga, com autonomia longa. 

EV3 - elétrico compacto com motor de 204 cv e autonomia estimada de até 605 km (ciclo WLTP). 

K4 Hatch e K4 Sedã (sucessores do Cerato) - ambos com motor 1.6 turbo de 193 cv. 

Sorento com versão a diesel 2.2 e tração integral, também prevista para 2026.

Hyundai
A coreana Hyundai fez anúncios marcantes para o Salão. A marca apresentou pela primeira vez na América Latina o IONIQ 9, seu SUV elétrico de três filas, com autonomia projetada de 620 km, plataforma E-GMP e bateria de 110,3 kWh, destacando-se por conforto, tecnologia e espaço para até sete passageiros. 

Ioniq 9 é a aposta da Hyundai.IONIQ 9 é a aposta da Hyundai. | Foto: Divulgação

Além disso, no estande da Hyundai vão ficar expostos modelos-chave da estratégia de eletrificação no Brasil: o IONIQ 5, 100% elétrico e já muito conhecido, e o Kona Hybrid, híbrido com potência combinada de 141 cv, classificação “Nota A” no Inmetro e design futurista com a linguagem Seamless Lighting.

Toyota
A japonesa Toyota levou ao Salão uma das suas apostas mais fortes para o mercado brasileiro: o Yaris Cross, na versão híbrida flex, fabricado em Sorocaba (SP).

São quatro versões (XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid), com preços de pré-venda entre R$ 161.390 e R$ 189.990, e entregas previstas para fevereiro de 2026. 

Além disso, a Toyota trouxe ao palco o esportivo GR Yaris, com motor 1.6 turbo de 300 cv; serão versões com câmbio manual e automático, e a marca confirmou sua chegada ao Brasil para abril de 2026.

Toyota Yaris Cross. Toyota Yaris Cross. | Foto: Toyota/Divulgação

Caoa Chery
Fechando o primeiro dia de coletivas, a Caoa Chery confirmou sua ambição com dois SUVs de peso: o Tiggo 9, que marca a entrada no segmento mais premium e eletrificado, e o Tiggo 5X totalmente renovado, reforçando a estratégia de atualização de seus modelos mais acessíveis.

Tiggo 9: potência híbrida e luxo
O grande destaque ficou para o Tiggo 9, que chega ao Brasil com motorização híbrida extremamente potente, superior a 500 cv. 

A marca anunciou que o novo utilitário terá tração nas quatro rodas (AWD) e sete modos de condução, o que sugere combinação de desempenho esportivo com eficiência em diferentes tipos de terreno ou perfil de uso — desde condução urbana até situações que exigem mais tração.

Caoa Cherry Tiggo 5X. Caoa Cherry Tiggo 5X. | Foto: Divulgação

Tiggo 5X: facelift moderno e conectividade
Além disso, a Caoa Chery apresentou a nova geração do Tiggo 5X, que já está em pré-venda. O modelo ganhou um visual totalmente redesenhado, com faróis mais finos em LED, grade mais robusta, lanternas traseiras integradas por uma barra de LED e até uma falsa terceira janela que dá uma impressão de silhueta mais longa.

Essas mudanças seguem tendências modernas de design vistas em SUVs maiores da marca. 

No interior, o 5X atualizado traz uma grande inovação: telas digitais integradas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia, formando um painel único panorâmico. Segundo os registros, o novo console central inclui ainda comandos por toque para o ar-condicionado, bancos com apoio de cabeça integrado e carregamento por indução (wireless). 

Motorização e versões
A versão Sport do Tiggo 5X mantém o motor 1.5 TCI turbo flex, com cerca de 150 cv, segundo dados oficiais da Caoa Chery. 

Já a versão mais sofisticada Pro Hybrid Max Drive combina esse 1.5 turbo com um sistema híbrido de 48 volts, entregando até 160 cv, de acordo com informações da Chery. 

Nesse pacote híbrido, o câmbio segue sendo automático do tipo CVT, configurado para simular múltiplas “marchas”, favorecendo equilíbrio entre desempenho e economia.

Bastidores
O primeiro dia de prévia exclusiva deixou claro que o Salão do Automóvel deste ano chega embalado pela transição energética como caminho dominante

As parcerias industriais, como a união Renault–Geely, simbolizam um movimento global para acelerar tecnologia e reduzir custos de produção.

Com os estandes quase prontos e muitas surpresas ainda sendo finalizadas, esta edição promete ser uma das mais completas e tecnológicas dos últimos anos, e o blog FMotors segue acompanhando cada detalhe diretamente do Distrito Anhembi.

A repórter viajou a convite da Anfavea*

 

Veja também

Newsletter