Testamos o novo Nissan Kicks 2026: vale o que custa? Veja prós e contras
SUV ganha câmbio DCT, mais tecnologia e conforto, mas cobra caro e deixa itens de fora
O segmento de SUVs compactos no Brasil está cada vez mais acirrado, e a Nissan decidiu jogar duro com o lançamento do Kicks 2026. Produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ), o modelo chega a partir de 3 de julho nas concessionárias de todo o Brasil redesenhado, mais tecnológico e, principalmente, com um conjunto mecânico inédito no país: motor 1.0 turbo com injeção direta e câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo (DCT).
Leia Também
• Fiat Pulse Hybrid 2025: prós, contras e se ainda vale a pena após chegada do modelo 2026
• Vale a pena comprar o Jeep Renegade Willys? Testamos e contamos tudo sobre o SUV feito em Pernambuco
• Volkswagen Tera chega às lojas do Brasil com 4 versões a partir de R$ 99.990; saiba mais
No entanto, junto com a evolução, veio também um reajuste nos preços que pode assustar até mesmo os fãs mais fiéis da marca.
São quatro versões, sendo que a topo de linha Platinum, por exemplo, encosta nos R$ 200 mil e ainda deixa de fora itens que já são comuns na categoria. Faltas que chamam atenção, considerando principalmente a proposta de ser um SUV moderno e premium.
A convite da marca, o blog FMotors fez o test drive do SUV no trecho entre as cidades de Mogi das Cruzes e Itatiba, no interior de São Paulo, para conferir todos os detalhes do modelo. Será que vale o investimento? Confira!
A traseira do Nissan Kicks 2026 agora traz lanternas full LED conectadas e para-choque com novo desenho. | Foto:Nissan/DivulgaçãoDesign: robustez com pegada futurista
Visualmente, o novo Kicks agrada bastante. A dianteira está mais agressiva, com grade ampla e faróis em LED bem esculpidos. O capô elevado reforça a sensação de robustez. Na traseira, as lanternas horizontais conectadas por um aplique escurecido garantem um ar mais refinado.
Nas versões Exclusive e Platinum, o conjunto ganha rodas de 19 polegadas e pintura em dois tons, dando um toque de sofisticação que ajuda o modelo a se destacar entre os concorrentes.
Interior: bom acabamento, mas com ausências sentidas
Ao entrar na cabine, a impressão é positiva: materiais de boa qualidade, painel digital com animações modernas e central multimídia de 12,3 polegadas cada, conectadas ao painel em uma única peça.
O isolamento acústico, tanto do motor, quanto do barulho externo, também agrada, mesmo em alta velocidade.
Mas nem tudo é perfeito. Apesar da evolução no visual e na lista de equipamentos, o novo Nissan Kicks 2026 ainda peca em pontos que fazem diferença no dia a dia. Um deles é a ausência da saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro, item já presente em concorrentes diretos.
Mais conforto na cabine do Kicks. O espaço interno continua bom, com 2,65 m, e conta com bancos Zero Gravity. | Foto:Nissan/DivulgaçãoOutro detalhe é que mesmo nas versões topo de linha e mais caras, os bancos continuam com ajustes manuais, algo que destoa do padrão de conforto esperado nessa faixa de preço.
Por outro lado, a Nissan manteve uma tecnologia que agrada bastante quem valoriza conforto: os bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, desenvolvidos com base em estudos da Nasa para reduzir a fadiga em longos períodos ao volante. O design favorece a postura natural da coluna e distribui melhor a pressão no corpo do motorista e passageiro, elevando o nível de bem-estar em viagens.
O espaço interno também agrada. O entre-eixos de 2,65 m garante conforto para todos os ocupantes, e o porta-malas com 470 litros é o maior da categoria.
O porta-malas do novo Kicks é o maior da categoria, com 470 litros. | Foto:Nissan/DivulgaçãoDesempenho: motor turbo agrada, mas não empolga tanto
O novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta entrega 125 cv e 22,4 kgfm de torque, sempre acoplado ao novo câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) de seis marchas. Inclusive o Kicks adota comandos de marcha por botão, trazendo praticidade, mas demora para a pessoa se acostumar.
O desempenho é honesto, mas está longe de ser esportivo: 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.
Adeus à alavanca. O novo Kicks adota comandos de marcha por botão, trazendo praticidade e visual clean. | Foto:Nissan/DivulgaçãoNa prática, o conjunto é ágil no uso urbano e suave nas trocas de marcha. A dirigibilidade é confortável, e o comportamento dinâmico agrada, principalmente pelo acerto de suspensão mais equilibrado.
Porém, em rodovias e ultrapassagens, o desempenho é apenas mediano, mas se mantém firmes nas curvas, principalmente com o apoio do auxiliar de permanência em faixa.
Consumo: razoável, mas sem brilho
Os números de consumo são bons, mas não chegam a impressionar frente aos rivais:
Cidade: 11,7 km/l (gasolina) | 8,3 km/l (etanol)
Estrada: 14,3 km/l (gasolina) | 9,9 km/l (etanol)
Para um motor 1.0 turbo moderno, esperava-se mais eficiência. Ainda assim, o sistema start-stop ajuda a economizar em trechos urbanos e contribui com a média.
O visual do painel do Nissan Kicks está mais sofisticado e moderno. | Foto: Nissan/Divulgação
Se em desempenho o Kicks é moderado, na tecnologia e segurança ele brilha.
Nas versões mais caras, as telas têm saudação personalizada e cada uma, a do painel de instrumentos e a da central multimídia, tem 12,3 polegadas. Como são integradas, somam 24,6 polegadas de tela.
A tecnologia do SUV conta ainda com pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução e sistema de som Bose com alto-falantes embutidos nos apoios de cabeça, o que realmente entrega uma experiência de áudio envolvente.
O sistema Bose integrado no encosto do banco oferece uma experiência sonora imersiva na versão Platinum. | Foto: Nissan/Divulgação
A versão Platinum traz o sistema ProPILOT, que oferece condução semiautônoma nível 2, mantendo distância segura do carro da frente e fazendo correções de faixa automaticamente.
Em nossos testes, funcionou bem em rodovias, mantendo o carro na faixa e adaptando a velocidade de forma suave.
Além disso, o “Escudo de Segurança” da Nissan soma 23 itens entre assistentes e alertas. Destaque para:
- Alerta de colisão com frenagem automática;
- Monitor de ponto cego com intervenção;
- Visão 360º com detecção de movimento;
- Controle de cruzeiro adaptativo com stop & go.
Outro diferencial interessante é o alerta de objetos esquecidos no banco traseiro, útil para quem costuma viajar com crianças ou animais.
Confira preço e versões:
Sense – R$ 159.990 (promocional) / R$ 164.990
- Ar-condicionado digital
- Alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDP+LDW)
- Controle de velocidade e distância (ICC)
- Freio Eletrônico com Auto Hold
- Multimidia Nissan Connect com display 12,3 polegadas
- Rodas de liga leve 17 polegadas
Advance – R$ 167.990 (promocional) / R$ 175.990
Sense +:
- Interior em couro
- Carregador de Celular por indução
- Visão 360° Inteligente
- Rack de teto longitudinal
- Partida remota do motor
Exclusive – R$ 177.990 (promocional) / R$ 182.490
Advance +:
- Faróis Dianteiros com projetores
- Roda de liga leve 19 polegadas
- luminação ambiente no painel e nas portas dianteiras
- Painel de Instrumentos Digital em HD de 12,3 polegadas
- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva
- Sensor de estacionamento dianteiro
Platinum – R$ 199.000
Exclusive +:
- Teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico
- Assistente de centralização em fala (LKA)
- Monitoramento de ponto cego com intervenção (BSWI)
- Sistema de auxílio a condução - ProPILOT
- Sistema Premium de som BOSE com 10 alto-falantes
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
Vale a pena?
O novo Nissan Kicks 2026 é, sem dúvida, um avanço em relação à geração anterior. A evolução no design, o pacote tecnológico robusto e o conforto ao rodar posicionam o SUV como uma das opções mais completas da categoria.
O interior bem resolvido, com painel digital e central multimídia integrados, eleva a percepção de sofisticação, enquanto o novo câmbio DCT melhora sensivelmente a condução.
Mas quando a pergunta é se vale a pena comprar, o raciocínio precisa ser mais criterioso. Especialmente porque o Kicks 2026 parte de R$ 159.990 e pode chegar perto dos R$ 200 mil na versão topo de linha, sem oferecer motor potente, ajustes elétricos nos bancos ou saídas de ar-condicionado traseiras, itens que concorrentes diretos como Chevrolet Tracker Premier, Volkswagen T-Cross Highline e Hyundai Creta Ultimate já entregam, muitas vezes por menos.
Ou seja, o novo Kicks é moderno, bonito e seguro, mas não lidera em desempenho, nem em custo-benefício. A escolha vai depender do que é prioridade.
Se o foco for tecnologia de assistência à condução, design atual e conforto ao dirigir, o modelo pode, sim, agradar, especialmente para quem busca um carro mais urbano e familiar. Mas se o desempenho, potência e uma lista de equipamentos mais completa forem prioridades, é provável que você encontre melhores opções entre os concorrentes diretos.
* - A jornalista viajou a convite da Nissan



