Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

Toyota interrompe produção em fábrica de SP após vendaval; lançamento do Yaris Cross pode atrasar

Defesa Civil registrou rajadas de até 98 km/h; planta segue sem previsão de retorno

Fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) foi atingida pelos fortes ventosFábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) foi atingida pelos fortes ventos - Reprodução / Instagram

A fábrica de motores da Toyota localizada em Porto Feliz (SP) teve sua produção suspensa na segunda-feira (22) após uma tempestade severa que causou destelhamentos e danos estruturais.

Ventos fortes, com rajadas de até 90 km/h, destruíram parte do telhado e comprometeram as instalações elétricas da unidade, além de provocar infiltrações.

A unidade afetada é responsável por fabricar motores para os modelos Corolla, Corolla Cross (flex e híbrido) e também para o novo Yaris Cross, que ainda será lançado no Brasil.

Impactos na produção do Yaris Cross
Os motores 1.5 das versões flex do novo Yaris Cross, além de um sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex das versões de topo do SUV compacto, seriam produzidos em Porto Feliz, o que torna a fábrica crítica para o cronograma de lançamento do modelo

Até o momento, a Toyota não confirmou oficialmente se o incidente resultará em atraso no lançamento do Yaris Cross, previsto para outubro de 2025.

Fontes de notícias especializadas consideram provável que haja algum impacto nas entregas iniciais, pois sem motores produzidos localmente, haverá necessidade de se remanejar estoques ou importar componentes, o que pode atrasar a produção ou aumentar os custos.

Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento
Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento. | Foto: Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal

O que diz a Toyota
A Toyota divulgou que está levantando todos os dados para avaliar a extensão dos danos, incluindo impactos estruturais e de produção. Não há prazo definido para retorno completo das operações em Porto Feliz.  

A marca emitiu uma nota à imprensa. Confira:

“Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.”

Chuva provoca estragos em fábrica de Porto Feliz (SP).
Carros foram parar fora da fábrica devido aos estragos das chuvas e dos ventos em Porto Feliz (SP) | Foto: Jailton Nereu/Arquivo Pessoal

A planta da Toyota em Porto Feliz foi projetada para produzir cerca de 108 mil unidades de motores NR por ano, fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões.

No lançamento, a montadora japonesa destacou que o complexo contava com 872,5 mil metros quadrados de área total e gerava aproximadamente 320 empregos diretos.

A fábrica opera em regime de três turnos para atender às unidades de montagem de veículos da marca em Sorocaba e outras plantas que dependem dos motores produzidos em Porto Feliz.

Para o mercado local, o ocorrido pode influenciar não apenas o lançamento do Yaris Cross, mas também a disponibilidade dos modelos que já usam os motores produzidos naquele local, como Corolla e Corolla Cross.

Estado de calamidade
Em todo o estado de São Paulo, foram registradas 31 ocorrências relacionadas aos vendavais, incluindo desabamentos e colapsos de construções.

O balanço oficial aponta ainda 18 pessoas feridas e 20 desalojadas, sem registros de mortes, desaparecidos ou desabrigados até o momento.

O prefeito da cidade, Célio Peixoto (Republicanos), declarou estado de emergência na cidade desde a tarde da segunda-feira (22).

Veja também

Newsletter