Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

5 dicas de gestão financeira para pagar suas dívidas em 2025

Especialista destaca cinco pilares fundamentais para transformar a gestão das finanças pessoais

Como sair das dívidas do cartão de crédito: dicas práticas para evitar juros altosComo sair das dívidas do cartão de crédito: dicas práticas para evitar juros altos - Divulgação

Com mais de 73 milhões de brasileiros endividados, segundo o Serasa, a inadimplência segue sendo um grande desafio para as finanças pessoais no país. No entanto, especialistas apontam que é possível recuperar o equilíbrio financeiro e começar o ano com a saúde econômica em dia. Paulo Vieira, presidente da Febracis (escola de negócios que atende 16 mil alunos por mês), destaca cinco pilares fundamentais para transformar a gestão das finanças pessoais e pagar as dívidas em 2025.

Vieira afirma que não se trata apenas de cortar gastos, mas de compreender como fazer escolhas que favoreçam o crescimento do patrimônio. “Realizar o controle financeiro é um passo essencial para se livrar das dívidas, mas é preciso adotar uma abordagem mais profunda, que envolva mudança de mentalidade e disciplina”, afirma.

1. Faça uma análise honesta das suas finanças

O primeiro passo para a transformação financeira é a honestidade. Paulo Vieira sugere que o indivíduo coloque no papel todas as suas entradas e saídas, por menores que sejam. “Ao identificar padrões e ajustes necessários, é possível retomar o controle e crescer financeiramente. A consciência financeira é a chave para romper o ciclo de escassez”, explica. Ele recomenda que esse exercício seja feito mensalmente, como forma de adquirir um hábito de transparência e autoconhecimento.

2. Crie um planejamento financeiro com metas claras

O especialista destaca que uma transformação financeira sólida depende de um bom planejamento. “Defina metas claras, como criar uma reserva financeira ou investir em educação financeira. Essas metas funcionam como o combustível para manter o foco e a motivação no caminho da prosperidade”, aconselha Vieira. Sem um planejamento, o risco de cair de novo no ciclo de dívidas e privações é grande. No entanto, com um plano bem estruturado, é possível alcançar objetivos de longo prazo e construir uma vida mais tranquila.

3. Viva de acordo com a sua realidade financeira, mas com visão para o futuro

Viver de acordo com a realidade financeira atual é um ato de inteligência e coragem, segundo o especialista. “Não importa quanto você ganha, mas como você administra o que tem. Gastar com propósito e com visão de futuro é essencial para romper com comparações e gastos desnecessários”, diz Vieira. A disciplina financeira de hoje, alinhada com os objetivos de longo prazo, é a chave para uma vida sem restrições no futuro.

4. Invista na sua educação financeira e no seu crescimento pessoal

Vieira considera o desenvolvimento pessoal e a educação financeira fundamentais para a mudança. “Ninguém construiu uma vida próspera sem antes construir uma mente próspera. Isso significa desenvolver uma mentalidade forte e estratégica para tomar decisões financeiras sábias, superar crenças limitantes e maximizar oportunidades”, afirma. Investir em inteligência emocional e financeira amplia as chances de criar novas oportunidades e transformar a vida.

5. Dinheiro não é o problema; é como você o administra

Finalmente, Paulo Vieira ressalta que o dinheiro não é o problema – o problema está em como as pessoas o gerenciam. “O dinheiro é uma ferramenta que reflete como você escolhe usá-lo. Quando você assume o controle, gerencia com sabedoria e adota uma mentalidade de abundância, ele se torna um multiplicador de oportunidades”, diz o especialista. Para ele, o segredo do sucesso financeiro está em enxergar o dinheiro como um meio de alcançar seus sonhos, criar um legado e construir um futuro próspero.

Veja também

Newsletter