56% dos influenciadores de Finanças não são qualificados para dar orientações, diz pesquisa
Especialista oferece dicas para avaliar a credibilidade do conteúdo nas redes sociais
Apesar da alta popularidade dos influencers de finanças, uma pesquisa do Swiss Finance Institute afirma que 56% desses comunicadores não têm qualificação sobre o tema. Dessa forma, acompanhar as recomendações do influenciador ‘errado’ pode comprometer o orçamento de quem mais precisa.
“Muitos influenciadores da área de finanças repassam informações que, nem sempre, se adequam à realidade de quem os acompanha, desconsiderando questões importantes como situação financeira, momento profissional e mesmo o cenário econômico”, informa Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.
Dicas
Os consumidores devem analisar a credibilidade do produtor deste tipo de conteúdo com base nas seguintes perguntas:
- Ele possui alguma formação ou certificação na área financeira?
- Promove diversas opções de investimentos ou apenas estratégias alternativas?
- Está associado a algum escândalo financeiro?
- Costuma fazer promessas como ‘enriqueça rápido?
Caso identifique alguma dessas “red flags” é importante ficar atento às informações para evitar entrar nas estatísticas de endividamento e inadimplência.
“Buscar informações sobre como administrar as finanças pessoais é importante, mas é preciso cautela para não seguir recomendações que não são adequadas à sua realidade financeira”, finaliza.



