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56% dos influenciadores de Finanças não são qualificados para dar orientações, diz pesquisa 

Especialista oferece dicas para avaliar a credibilidade do conteúdo nas redes sociais

Influenciador digitalInfluenciador digital - Foto: reprodução

Apesar da alta popularidade dos influencers de finanças, uma pesquisa do Swiss Finance Institute afirma que 56% desses comunicadores não têm qualificação sobre o tema. Dessa forma, acompanhar as recomendações do influenciador ‘errado’ pode comprometer o orçamento de quem mais precisa.

“Muitos influenciadores da área de finanças repassam informações que, nem sempre, se adequam à realidade de quem os acompanha, desconsiderando questões importantes como situação financeira, momento profissional e mesmo o cenário econômico”, informa Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

Dicas 

Os consumidores devem analisar a credibilidade do produtor deste tipo de conteúdo com base nas seguintes perguntas:

Caso identifique alguma dessas “red flags” é importante ficar atento às informações para evitar entrar nas estatísticas de endividamento e inadimplência.

 “Buscar informações sobre como administrar as finanças pessoais é importante, mas é preciso cautela para não seguir recomendações que não são adequadas à sua realidade financeira”, finaliza.

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