Brasileiros possuem média de 5 contas bancárias ativas
Especialista da Simplic comenta comportamento financeiro e dá dicas práticas para se organizar
Leia Também
• Setembro amarelo: 84% dos brasileiros tem saúde mental abalada por problemas financeiros
• Emprego: micro e pequenas empresas geraram maioria das contratações em julho
• 56% dos influenciadores de Finanças não são qualificados para dar orientações, diz pesquisa
De acordo com um levantamento do Banco Central, o brasileiro mantém uma média de 5,5 contas bancárias ativas. O problema é que essa fragmentação pode gerar alguns desafios como a necessidade de gerenciar diversas senhas, plataformas e regras diferentes.
“A multiplicidade de contas demonstra a busca por soluções personalizadas e mais acessíveis. Os brasileiros estão explorando diferentes plataformas para aproveitar benefícios como agilidade no atendimento e serviços inovadores”, afirma Thaíne Clemente, executiva de dados da Simplic, fintech 100% online e especializada em crédito pessoal.
Por isso, a executiva compartilhou dicas para coordenar todas as contas de forma eficaz:
Centralize a visualização no mesmo app
Use aplicativos de gestão financeira ou recursos de Open Finance, para acompanhar saldos, transações e limites de todas as contas num único painel. Isso reduz o risco de esquecer movimentações.
Defina a função de cada conta
Mantenha uma organização: por exemplo, uma conta para gastos do dia a dia, outra para poupança, uma para investimentos e outra para o recebimento de pagamentos. Isso facilita o rastreamento e evita confusão.
Monitore tarifas e benefícios
Contas diferentes podem cobrar taxas distintas ou oferecer vantagens como cashback e rendimentos melhores. Revise periodicamente se ainda faz sentido manter cada uma delas.
Crie um calendário financeiro
Estabeleça um calendário fixo para revisar todas as contas. Por exemplo, um dia na semana ou no mês. Anote entradas, saídas e transferências planejadas. Além desse método dar clareza e ajudar a identificar sobras para investir ou gastos desnecessários, ele também evita que boletos sejam esquecidos ou pagos em duplicidade.
Ative a autenticação em dois fatores (2FA)
Mesmo com senhas fortes, o 2FA é uma camada extra contra invasões. Prefira métodos que não dependam apenas de SMS, como aplicativos de autenticação ou chaves físicas.
Use um gerenciador de senhas confiável
Escolha uma ferramenta segura para armazenar, gerenciar e criptografar senhas. Alguns exemplos são o 1Password ou o próprio gerenciamento de senhas do Google e da Apple. Isso evita o hábito perigoso de repetir códigos em diferentes contas.
“A organização é a chave para transformar a pluralidade de contas em vantagem, e não em dor de cabeça. O verdadeiro avanço financeiro está em saber dominar as novas possibilidades com consciência e estratégia, sabendo selecionar quais contas bancárias fazem mais sentido se manter", conclui a especialista.



