Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Capacitação sobre educação financeira é levada ao campo pelo Programa Empreendedorismo Rural

Programa orientou mais de 2 mil agricultores familiares, em 180 municípios

Zona ruralZona rural - Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo

Mais de 2 mil agricultores de 180 municípios brasileiros já foram beneficiados em 2024 pelo Programa Empreendedorismo Rural, iniciativa da Cresol voltada para auxiliar na gestão financeira nas pequenas propriedades e incentivar a permanência das novas gerações no campo.

O programa combina formação prática em gestão financeira com acompanhamento técnico direto nas propriedades, oferecendo desde o uso do fluxo de caixa até o planejamento de investimentos e orientações sobre crédito responsável. São medidas simples, mas com alto potencial de impacto para produtores que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de suporte.

Em um cenário em que o agronegócio responde por 23,2% do PIB nacional — somando R$ 2,72 trilhões — e a agricultura familiar representa cerca de 77% dos estabelecimentos rurais, o programa atua capacitando produtores para tomarem decisões mais conscientes nas atividades no meio rural. “Estamos ao lado dos nossos cooperados, orientando sobre gestão financeira, controle de entradas e saídas e uso consciente do crédito. Esse acompanhamento transforma não só o negócio, mas toda a vida do cooperado”, afirma Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Jovens 

Um exemplo disso é Gislaine Aparecida Saldanha, de União da Vitória (PR), que conheceu o programa ainda adolescente, por meio da Casa Familiar Rural. Aos 18 anos, ela lidera atividades de apicultura e fruticultura com planejamento e confiança.

“Antes eu era mais retraída. Com o programa, aprendi a importância da comunicação, do diálogo, e percebi que a transformação começa com a educação”, relata.

Outro caso de sucesso é o do paranaense Robinson Miniuk Gregolin, que participou do programa antes mesmo de iniciar sua produção de ovinos. Com o apoio técnico da Cresol, estruturou um modelo produtivo eficiente e expandiu seu rebanho de 35 para quase 100 matrizes em pouco mais de um ano.

“Recebi orientação sobre as instalações e sobre como começar com profissionalismo. Isso fez toda a diferença”, destaca.

 

Veja também

Newsletter