Crise financeira faz famílias brasileiras buscarem educação financeira mais humanizada
Tema será abordado no evento Raízes & Horizontes 2025, buscando soluções para a autonomia econômica da população
O Brasil encerra 2025 sob um endividamento elevado, juros ainda altos e piora no índice de inadimplência. É neste cenário que o evento Raízes & Horizontes 2025 se insere. A programação, que integra novas soluções para autonomia financeira e perspectivas de investimentos para 2026, será realizada no Recife, no próximo dia 3 de dezembro.
Apesar de incluir apenas convidados selecionados, o evento busca criar saídas para a crise financeira da população, através da criação de melhores orientações profissionais para essa área.
De acordo com um levantamento do Google, cerca de 40% dos brasileiros pretendem contratar um serviço de consultoria e mentoria financeira nos próximos meses, o que força esse mercado a se reinventar e se especializar.
Leia Também
• Consultoria gratuita na Declaração do Imposto de Renda: Shopping Guararapes recebe o DIA D
• Empresa de consultoria oferece 1.000 vagas em cursos gratuitos para todo o Brasil
• IR: economista orienta sobre como gastar o dinheiro do quarto lote da restituição
Para especialistas, a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro continua centrada em ferramentas técnicas (planilhas, aplicações, metas) sem incorporar variáveis emocionais e comportamentais, fato que corrobora para o aumento da taxa de famílias endividadas no Brasil, que alcançou 79,5% em outubro deste ano, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“A crise financeira não é apenas matemática. É, sobretudo, comportamental”, afirma a contadora e consultora financeira Angelina Moura, que vem defendendo um modelo de acompanhamento que integra finanças, autoconsciência e bem-estar.
O evento apresentará o novo braço de consultoria de Angelina Moura dedicado à Pessoa Jurídica, ampliando a atuação da consultora para empreendedores que precisam estabelecer fronteiras claras entre empresa e vida pessoal em um contexto de incertezas econômicas.
O encontro também trará uma palestra de Arthur Lemos, CEO da Empreender Dinheiro - consultoria financeira especializada em construção patrimonial -, sobre projetos de investimento e tendências financeiras para 2026.



