Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Dia das Crianças: confira estratégias para aumentar as vendas durante a data

Mesmo quem não se planejou com antecedência pode aproveitar a data, aplicando ações simples

Procura pelo presente do Dia das CriançasProcura pelo presente do Dia das Crianças - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O Dia das Crianças segue como uma das principais datas do calendário comercial brasileiro, representando uma oportunidade para ampliar vendas e faturamento. Pensando nisso, a Serasa Experian preparou uma série de dicas para as pequenas e médias empresas (PMEs) maximizarem os resultados nessa data.

“O Dia das Crianças segue como uma data estratégica para os pequenos e médios negócios. É nesse momento que o empreendedor pode colocar em prática ações de planejamento, gestão de estoque e marketing digital que fortalecem o relacionamento com os clientes e impulsionam as vendas — não só agora, mas ao longo de todo o ano. E mesmo quem não se planejou com antecedência pode aproveitar a data com estratégias simples, mas efetivas — como uma boa comunicação digital, atendimento ágil e promoções criativas”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Dicas 

Organização do estoque: o lojista deve analisar os produtos mais vendidos para evitar rupturas ou excessos. Aposte também em lançamentos e combos promocionais para atrair o consumidor.

Treinamento da equipe: capacitar os membros do time pode garantir um atendimento mais ágil e assertivo, especialmente nos imprevistos ou horários de pico.

Precificação estratégica: o lojista deve avaliar quais produtos podem ter redução de preço e quais devem manter o valor integral para não comprometer o lucro.

Experiência do cliente: invista em atendimento rápido e suporte eficiente nos canais de comunicação como WhatsApp, redes sociais e e-mail para fidelizar clientes em potencial.

Divulgação inteligente: use campanhas de e-mail marketing, redes sociais e anúncios locais para destacar promoções e condições exclusivas. Aqui cabem também campanhas segmentadas e remarketing para quem visitou o site ou abandonou o carrinho, uso do WhatsApp para atendimento personalizado e envio de promoções, programas de fidelidade e cupons digitais para recompensar clientes recorrentes.

Integração: atualize informações de horário, estoque e endereço online. Ofereça a opção de “compre online e retire na loja” para reduzir custos e aumentar o fluxo de clientes no ambiente físico. Além disso, crie conteúdo temático que impulsiona tanto a loja física quanto à digital.

Proteção contra fraudes: adote medidas de cibersegurança consistentes como criptografia, autenticação em dois fatores e atualização recorrente dos sistemas e softwares.

Acompanhamento de resultados: utilize os dados do faturamento, margem de lucro, novos clientes, engajamento nas redes e giro de estoque para planejar ações futuras.

 

 

Veja também

Newsletter