Digitalização das finanças: mais praticidade e agilidade nos processos bancários
Cerca de 130 milhões de pessoas no País optam por bancos online, afirma Banco Central (BC)
Com as diversas vantagens das contas oferecidas pelos bancos digitais, a antiga prática de ir até uma agência física para abrir uma conta bancária tem se tornado cada vez menos comum entre os brasileiros. Banco Central calcula que há 130 de milhões de pessoas possuem conta em alguma instituição financeira que opera exclusivamente de forma online.
Ainda de acordo com a instituição, o processo de digitalização das finanças foi acelerado pelos efeitos decorrentes das medidas preventivas de isolamento social adotadas no transcorrer da pandemia da Covid-19. Mesmo após o período, a prática se consolidou pela preferência por meios que facilitem a vida cotidiana, acrescenta o economista Werson Kaval.
Assim, essa tendência termina sendo impulsionada também por diversas vantagens e benefícios que as contas digitais oferecem. Além das motivações relativas ao conforto e comodidade do cliente, as contas digitais saem na frente quando o assunto é redução de custo com taxas de operação.
“Muitas contas digitais oferecem isenção de tarifas que são muito comuns em bancos tradicionais, então manutenção de conta, transferência de TED, DOC, até o próprio SAC não contam com esse custo no modo online”, diz o especialista Kaval.
A ausência de agência física nessas contas digitais contribui muito para redução desses custos operacionais, o que termina refletindo em economia para o banco em si, mas principalmente para o cliente. Porém, o tempo economizado em filas de espera e a isenção de taxas, não é o único aspecto de vantagem que as contas digitais oferecem para a maior agilidade e benefício nos processos bancários.
Leia Também
• Com o acúmulo de tributos em janeiro, confira 3 dicas para não prejudicar as finanças no período
• Procura dos consumidores por crédito em Pernambuco tem alta de 0,9% em 2024, mostra Serasa Experian
Werson Kaval lembra que os bancos digitais frequentemente oferecem funcionalidades avançadas, como ferramenta de controle financeiro, investimentos integrados e recurso de cashback, que permite que parte do valor das transações feitas no app voltem para o usuário.
“Isso proporcionou uma experiência muito mais completa ao cliente, dando também a segurança e, claro, todas as vantagens dele ter um acesso a um banco, a uma conta, que ele pode acessar de qualquer lugar onde tenha um dispositivo e uma internet”, disse.
Segurança
Apesar de todos os benefícios, as instituições digitais também apresentam alguns pontos negativos, como a segurança sendo o principal deles. Entretanto, os bancos digitais têm se aprimorado cada vez mais para combater golpes relacionados às operações online.
“Mesmo a segurança sendo uma preocupação, os bancos digitais investem muito em tecnologia robusta, em criptografia de proteção de dados e autenticação para garantir cada vez mais que essas transações sejam seguras”, disse.
Pix
A alta da utilização das ferramentas digitais no meio das finanças se deve também à aplicação do Pix, que aumentou o uso de bancos desse tipo.
“Além dessas vantagens, a implementação do sistema de pagamento instantâneo do PIX, que começou lá por volta de 2020, implementado pelo Banco Central, revolucionou a forma como nós, brasileiros, realizamos transações financeiras”, declarou.
Por isso, a combinação de praticidade, economia, inovação e adoção de sistemas como o PIX tem levado o número crescendo de brasileiro a optar por contas digitais, transformando o cenário bancário e financeiro do País, completa Werson.



