Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Finanças

Emprego: micro e pequenas empresas geraram maioria das contratações em julho

Empreendedores criaram mais de 103,6 mil vagas no mercado de trabalho

Carteira de trabalho: documento fundamental para o profissionalCarteira de trabalho: documento fundamental para o profissional - Foto: Gabriel Santana/Sedepe

Micro e pequenas empresas realizaram 80% das contratações do mês, gerando 103,6 mil empregos em julho de 2025. A declaração é de uma pesquisa do Sebrae que coletou informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Agora, as micro e pequenas empresas tiveram um salto para 80% das contratações, o que representa essa capacidade pujante que os pequenos negócios têm de gerar emprego e renda para a população. Uma verdadeira revolução com mais inclusão. O empreendedorismo vem criando oportunidades em todos os cantinhos do país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Os empreendedores criaram 853,8 mil vagas de trabalho desde o começo do ano até julho. Os setores com mais pessoas contratadas foram:

  1. Serviços - 430 mil empregos
  2. Construção - 161 mil empregos
  3. Indústria de transformação - 120 mil empregos

Em Serviços, atividades como transporte rodoviário de cargas, atendimento hospitalar, hipermercados e supermercados, fornecimento e gestão de recursos humanos e construção de edifícios estão entre as que mais contrataram.

Já os destaques do mês de julho foram:

  1. Serviços - 42,5 mil empregos
  2. Construção - 23 mil empregos
  3. Comércio - 23 mil empregos

 

Veja também

Newsletter