MEI: nova plataforma gratuita fornece orientação de contadores
Especialistas auxiliam no esclarecimento de microempreendedores sobre dúvidas legais e tributárias
O Ministério do Empreendedorismo lançou na última quarta-feira (27) um programa para que microempreendedores individuais (MEIs) tenham orientação gratuita com um contador.
“Os contadores são os anjos da guarda dos empreendedores. É o contador quem manda as guias e quem orienta. Mas a maioria dos MEIs não tem condição de pagar por esses serviços. O programa que lançamos vai oferecer esse suporte gratuitamente para esse público”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, Márcio França.
Programa
O “MEI Conta com a Gente” é uma plataforma digital que conecta MEIs e contadores parceiros das suas regiões. Os interessados podem acessar o ambiente virtual pelo site gov.br/meicontacomagente.
As orientações são para:
- Formalização como MEI
- Resolução de pendências fiscais e cadastrais
- Apoio à gestão
- Acesso ao crédito
- Esclarecimento de dúvidas legais e tributárias
O contador Henrique Barros, já atendendo pela plataforma, ressaltou: “O MEI Conta com a Gente é uma oportunidade única. Orientamos o empreendedor sobre a importância de pagar sua contribuição em dia, respeitar os limites da legislação e organizar suas contas para que o negócio seja saudável. Esse acompanhamento inicial gratuito pode ser o caminho para transformar um microempreendimento em uma pequena ou até grande empresa”.
Além dos atendimentos, o espaço também conta com uma inteligência artificial para responder dúvidas simples dos empreendedores.



