Pix automático: entenda o que muda com a obrigatoriedade e os benefícios para o cliente
Pagamento será disponibilizado diretamente no aplicativo do banco
O Banco Central (BC) informou na terça-feira (14) que o PIX automático passará a ser obrigatório em instituições financeiras, fintechs e empresas de meio de pagamento.
A modalidade substitui o PIX recorrente, opção onde os clientes podem cadastrar o pagamento de boletos bancários ou assinaturas. A medida também promete aumentar a adesão do PIX pela população.
"O Pix representa um avanço relevante para o mercado financeiro brasileiro. Essa nova etapa deve tornar o sistema de pagamentos mais ágil, seguro e com maior rastreabilidade nas transações", diz João Fraga, CEO da Paag, techfin especializada em transações financeiras.
A novidade é que agora as instituições financeiras irão disponibilizar a forma de pagamento diretamente em suas plataformas enquanto o cliente se preocupa apenas em aprovar ou recusar a cobrança. Confira abaixo os principais benefícios para os consumidores:
- Flexibilidade: o cliente pode ajustar a recorrência das cobranças e o valor máximo da mensalidade diretamente pelo aplicativo da instituição financeira.
- Parcelamento: o cliente tem a possibilidade de realizar pagamentos parcelados algo que antes era exclusiva do cartão de crédito.
- Disponibilidade: o pagamento via PIX acontece 24 horas por dia, sete vezes por semana, diferentente dos pagamentos via boleto ou débito automático.
- Gratuito: o PIX automático não cobra taxas financeiras para quem vai realizar a transação, apenas para os recebedores.
Leia Também
• Banco Central cria novas regras de proteção contra golpes digitais
• Cesta básica registra nova queda de preços em setembro
• Pix Parcelado: inclusão financeira avança com opção de parcelamento direto
Restrições
Para garantir a segurança da modalidade, o BC estabeleceu que somente empresas com mais de 6 meses de funcionamento podem disponibilizar o PIX automático. A medida pretende evitar fraudes envolvendo falsas instituições.
"Fraudes sempre foram uma preocupação, seja qual for o método de pagamento. Agora, com a obrigatoriedade do PIX automático, as instituições financeiras investirão em novas soluções e tecnologias para garantir mais segurança nas transações. É uma evolução que, além de necessária, tende a deixar o sistema de pagamentos mais inclusivo e democrático."
*Com informações da assessoria de imprensa



