Adota Pet facilita translado de animais adotados através do Uber Pet
Tutores poderão levar seus pets para casa com a segurança e comodidade do serviço de forma gratuita
A plataforma Adota Pet, da Prefeitura do Recife, está dando mais um passo para facilitar o encontro de pets resgatados da vulnerabilidade e suas novas famílias.
O processo adotivo de cães e gatos na plataforma, que é realizado de forma remota, agora contará com o encontro dos animais com seus novos tutores facilitados através do Uber Pet, uma modalidade específica de transporte que garante mais segurança para os animais.
Leia Também
• Cadela de pequeno porte está desaparecida desde o São João em Gravatá, no Agreste de Pernambuco
• Obesidade pet: tutores usam a alimentação para resolver tristeza, tédio e solidão dos animais
O processo funcionará da seguinte forma: o tutor que passar por todo o processo de adoção de forma remota vai ao encontro do seu novo animalzinho e volta para casa com o uso de um voucher Uber Pet.
Felino disponível para adoção na plataforma Adota Pet - Heudes Regis/PCRComo nem todo adotante tem carro, e usar ônibus como translado, apesar de ser algo permitido na Região Metropolitana do Recife (RMR) através da lei n° 16321, não é fácil quando se está com um animalzinho, a novidade visa impulsionar as adoções através da plataforma.
A iniciativa, inédita no Brasil, faz parte de uma parceria com a Uber, facilitada pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia da cidade.
Para a ação, serão distribuídos 20 vouchers por mês, de R$ 40 cada, custeados integralmente pela Uber para corridas pelo Uber Pet no município do Recife.
Os vouchers serão concedidos de forma gratuita e cada um deve corresponder ao translado de um pet adotado acompanhado de um responsável durante todo o trajeto.
Apenas animais acompanhados podem utilizar o serviço Uber Pet. Além disso, o pet deve estar devidamente acondicionado, para evitar acidentes.
“A parceria com a Uber reforça nosso compromisso de usar a tecnologia como ponte entre as pessoas e as políticas públicas. Com mais esse passo, estamos facilitando o processo de adoção e garantindo mais segurança e conforto para quem decide dar um novo lar a um animal. É inovação a serviço do bem-estar animal e da cidadania”, destacou Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife.
Adota Pet
Criada em novembro de 2023, a plataforma Adota Pet (https://adotapet.recife.pe.gov.br) demonstrou êxito ao facilitar o contato de possíveis tutores com animais apresentados com fotos e descrições. Em seis meses de funcionamento, todos os animais que deram o pontapé inicial na ferramenta haviam sido adotados.
A adoção através do Adota Pet envolve a escolha do pet através de fotos e uma pequena biografia sobre a saúde e temperamento do animal. Após essa primeira escolha, o possível tutor demonstra interesse e agenda uma ligação de vídeo para que os dois (tutor e animal) se conheçam através do vídeo.
Com esse processo encerrado de forma positiva para a adoção, o tutor passa por uma entrevista que avalia sua capacidade de criar o animalzinho de forma saudável. Após a aprovação na entrevista, o tutor preenche o Termo de Responsabilidade pelo animal e já pode correr para o abraço do seu cãozinho ou gatinho.
A adoção de filhotes na plataforma exige comprometimento com a saúde do animal -Heudes Regis/PCRO tutor que adotar um animalzinho filhote deve ainda se comprometer com a cirurgia de esterilização do pet entre seis e 12 meses de vida.
Participação popular
Desde dezembro de 2024, a população pode utilizar o Adota Pet também para disponibilizar animais para adoção no Recife. Antes, no seu primeiro ano de realização, apenas ONGs e Instituições públicas conseguiam apresentar animais disponíveis para adoção.
O passo a passo do processo é simples e intuitivo: deve ser preenchido o formulário com as informações sobre o animal, anexando os comprovantes necessários e fotos para apresentá-lo. É indispensável que o animal seja castrado, vacinado e vermifugado, conforme o disposto na Lei Estadual N° 16.536/19.
Após cadastro, a equipe do Adota Pet verifica as informações e entra em contato para realizar a autorização da disponibilização do pet no catálogo virtual da plataforma.



